BEM-ESTAR ANIMAL

Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal vai implantar 4 mil microchips em pets de Maringá

O equipamento, do tamanho de um grão de arroz, auxilia na identificação dos animais de forma rápida e fácil.

Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal vai implantar 4 mil microchips em pets de Maringá
Por meio de um scanner, é possível fazer a leitura do número de identificação do microchip e acessar informações sobre o tutor e o animal. - Foto: Rafael Macri/PMM

Em 2023, a Secretaria Proteção e Bem-Estar Animal prevê a aplicação de 4 mil microchips em pets da cidade. A novidade, que começou a ser testada em 2022, foi implantada inicialmente em 25 animais e agora deve ser ampliada. O objetivo é que todos os animais atendidos pelo Centro de Bem-Estar Animal e encaminhados para as feiras de adoção sejam microchipados após a castração.

Por meio de um scanner, é possível fazer a leitura do número de identificação do microchip e acessar informações sobre o tutor e o animal de forma ágil e fácil. O equipamento, do tamanho de um grão de arroz, é colocado sob a pele do animal sem ocasionar nenhuma dor ou incômodo.

Com isso, é possível localizar, por exemplo, quem é o responsável pelo pet em um caso de abandono.

"Com o microchip otimizamos o nosso trabalho e podemos atuar de forma mais rígida nos casos de abandono, por exemplo. Se encontrarmos um pet e ele estiver com o microchip, vamos conseguir identificar rapidamente o dono e autuá-lo”, destaca o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marco Antônio Azevedo.

O secretário explica que em Maringá, diferente de outras cidades, há um banco de dados municipal para o cadastro de animais, coletado por meio do aplicativo Petis. Desde que o código do microchip esteja cadastrado na ferramenta, a partir da leitura poderão ser acessadas informações como nome do tutor, endereço, CPF, telefone e as informações dos animais como raça, sexo, idade, foto e cor.

Apenas o responsável, com acesso ao Petis, e o município, a partir de equipamento específico para leitura, têm acesso aos dados.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento