Maringá terá carteira de identificação para pessoas com Síndrome de Down
Documento passa a garantir prioridade no acesso a serviços como saúde, educação e assistência social

Foi sancionada nesta semana em Maringá a lei 11.494/2022, que prevê a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome de Down no município. De acordo com o projeto, a identificação tem como objetivo “garantir a atenção integral e a prioridade de acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social”.
A carteirinha será emitida pela Secretaria de Saúde de Maringá e, para adquirir, é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima portando documentos pessoais com foto e laudos médicos. Quando estiver pronta, a UBS entra em contato com a família para a retirada do documento.
Em Maringá, o Espaço 21 oferece atendimento gratuito e especializado para crianças e adolescentes de até 16 anos com Síndrome de Down.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp
“O Espaço 21 tem como objetivo orientar sobre a trissomia 21, as características, a alimentação adequada, hábitos corretos de vida e outras atividades. Qualquer pessoa que tenha trissomia 21 pode ir ao espaço que será atendido”, explica a endocrinologista pediátrica e especialista em síndrome de down, Andreza Macedo Teixeira.
Realizados na UBS Aclimação, localizada na avenida Guedner, número 1630, os atendimentos do Espaço 21 são feitos através do encaminhamento médico.