IBGE

Censo 2022: Saiba como funciona os dois tipos de questionários da pesquisa

O levantamento realizado em todo o país é fundamental para conhecer detalhes sobre a população

Censo 2022: Saiba como funciona os dois tipos de questionários da pesquisa
pesquisa do Censo 2022 é dividida em dois tipos de questionários: o ampliado e o simplificado. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com início no dia 1º de agosto, o Censo 2022 acontece após dois anos de atraso - devido à pandemia da Covid-19. Com o objetivo de levantar dados amplos sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a pesquisa, a cada 10 anos. 

De acordo com o IBGE, os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas.

O censo é, também, a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

“É por meio do Censo 2022 que saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do país”, destaca o IBGE. A previsão é de realizar entrevistas em 89 milhões de endereços, nos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

QUESTIONÁRIOS — A pesquisa do Censo 2022 é dividida em dois tipos de questionários: o ampliadoo simplificado. O primeiro, também chamado de amostra, terá 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 16 minutos para ser respondido. Já o simplificado ou básico, com 26 perguntas, será aplicado aos 89% restantes, e a previsão de duração da entrevista é de apenas 5 minutos.

questionário simplificado traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.

Já o questionário ampliado investiga também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Há três formas de responder o questionário do Censo 2022: presencial, pela internet e por telefone. Mesmo que a pessoa opte por preencher o questionário pela internet, o recenseador irá a casa do entrevistado entregar um código necessário para preencher o questionário. Pelo telefone, ocorre o mesmo processo. No caso da entrevista pela internet, o morador terá sete dias para responder.

IDENTIFICAÇÃO DE RECENSEADORES — Todos os recenseadores do IBGE estão identificados com boné, colete e crachá. Dentro do crachá há um QR Code e o cidadão pode apontar a câmera do celular para esse código, para confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele é, de fato, servidor do instituto.

Também é possível checar a identidade do recenseador pela internet. Basta digitar o número da matrícula que consta no crachá no site do IBGE.

Qualquer dúvida sobre a identificação do recenseador ou preenchimento do questionário pode ser esclarecida pelo telefone (0800-721-8181) ou pelo site Respondendo ao IBGE.

Agência Brasil