CULTURA

Grupo “Giz-en-Scène” de Leituras Dramatizadas se apresenta uma única vez em Maringá

O grupo “Giz-en-Scène” de Leituras Dramatizadas de Textos Clássicos fará única apresentação em Maringá neste sábado (21), às 20 horas, no Cine Teatro Plaza.

Os textos apresentados nos espetáculos do grupo são, em sua maioria, o produto final de um trabalho que se inicia sempre com a pesquisa na área de tradução, passa pelo trabalho acadêmico da busca de equivalência textual e culmina com a adaptação para uma leitura adequada ao gosto do público moderno de Língua Portuguesa do Brasil.

“Giz-en-Scène” deve seu nome a uma espécie de trocadilho com a expressão francesa “mis-en-scène” (encenação, representação), em que se substituiu 'mis' por 'giz', como forma de aludir à atividade principal que une e congrega os participantes.

Os integrantes do grupo são professores de letras clássicas, pós-graduandos e alunos do curso de Letras.

Criado oficialmente em 1987, dentro do programa da primeira Semana de Estudos Clássicos da Universidade Estadual de São Paulo - UNESP, com a apresentação de três tragédias: o Hipólito, de Eurípedes (séc. V a.C.), a Fedra, de Sêneca (séc. II a.C.) e a Fedra de Racine (séc. XVII), o grupo caracteriza-se por ser o único no Brasil especializado em leituras dramatizadas de textos da Antiguidade Clássica (Índia, Grécia e Roma antigas) e tem-se apresentado por toda a região Sul e Sudeste do país, somando, até o momento, mais de 120 espetáculos.

A razão que motivou a criação do grupo foi colocar em circulação os textos da Antigüidade Clássica.

Por tratar-se de um grupo de leituras, não pretende encená-los, apenas apresentá-los com alguma vivacidade, algum relevo, fim que o tem levado a adotar com freqüência vários expedientes teatrais, como figurinos de época, cenário, música, iluminação, maquilagem, adereços, objetos cênicos e marcação de palco.

O “Giz-en-Scène” não tem diretor.

Cada integrante dirige a si próprio e discute as idéias com o restante do grupo.

Sem mencionar as participações eventuais de alunos da Graduação em Letras e de outros colaboradores, os integrantes do núcleo “fixo” são Carlos Alberto da Fonseca (docente da Área de Sânscrito do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP); Edvanda Bonavina da Rosa, Fernando Brandão dos Santos, Maria Celeste Consolin Dezotti e Cláudia Manoel Rached Féral (docentes da Área de Grego Antigo do Departamento de Lingüística da Unesp/Araraquara); João Batista Toledo Prado, José Dejalma Dezotti, Márcio N. Thamos e Brunno Vinícius Gonçalves Vieira (docentes da Área de Latim do Departamento de Lingüística da Unesp/Araraquara); Flávia Regina Marquetti (docente substituta de Teoria Literária do Departamento de Literatura da Unesp/ Araraquara).

Informações na Secretaria da Cultura, pelo telefone 3901- 1823