SAÚDE

Secretaria de Saúde do Paraná monitora três casos suspeitos de varíola dos macacos

Pacientes residem em Curitiba, Cascavel e Londrina: são homens com idades entre 27 e 39 anos

Secretaria de Saúde do Paraná monitora três casos suspeitos de varíola dos macacos
As amostras dos pacientes foram coletadas e serão encaminhadas para o Laboratório de referência para casos da varíola dos macacos, em São Paulo. - Foto: Geraldo Bubniak / AEN

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na manhã desta quarta-feira (29) que monitora três casos suspeitos de varíola dos macacos no Paraná. Pacientes são três homens com idades entre 27 e 39 anos que residem em Curitiba, Cascavel e Londrina. 

Atualmente, o Brasil possui 17 casos confirmados da doença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os pacientes que estão em monitoramento possuem históricos de viagem para São Paulo, França, Inglaterra e Turquia. As amostras dos suspeitos foram coletadas e estão em processo de envio para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.

A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. 

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Maringa.Com com informações da Agência Estadual de Notícias