CULTURA

Segunda edição do Festival de Ilustração de Maringá abre inscrições para workshops

O Fima 2022 oferece atividades gratuitas para atender estudantes, artistas, ilustradores, publicitários e outros profissionais das áreas criativas

Segunda edição do Festival de Ilustração de Maringá abre inscrições para workshops
O Fima 2022 oferece seis palestras (acessíveis em Libras), três workshops, uma análise de portfólio, uma apresentação sobre processo criativo e uma exposição presencial de artes visuais. - Foto: Renato Domingos

O Festival de Ilustração de Maringá tem sua segunda edição entre os dias 20 e 26 de junho com atividades diversificadas para profissionais e estudantes das áreas criativas como ilustração, design, arte digital, artes visuais e áreas afins. 

O Fima 2022 oferece seis palestras (acessíveis em Libras), três workshops, uma análise de portfólio, uma apresentação sobre processo criativo e uma exposição presencial de artes visuais. As inscrições para as atividades do Festival podem ser feitas pelo site www.fima.com.br a partir das 12 horas desta sexta-feira (10). 

“Para o Fima 2022, conseguimos ampliar ainda mais os nossos conteúdos e convidar mais artistas que são atuantes no mercado de ilustração, além de estarmos com um convidado super especial diretamente de Portugal”, comenta um dos organizadores, Kleverson Mariano. 

As únicas atividades presenciais são com a maringaense Soraya Tory, que ministra um workshop de aquarela botânica no dia 20 de junho das 9h30 às 11h30 e abre no mesmo dia a exposição “Brasileiras na arte” (ambas as ações no CAC). 

Nos dias seguintes, ocorrem workshops online de “Introdução à caricatura”, com Francis de Cristo; “Processo de aprendizagem”, com Gabriel Santin; “Apresentação de processo criativo”, com Magenta king (mostrando seu processo na produção de quadrinhos) e análise de portfólio, que será feita pela designer Carol Malavolta.

Nos dias 25 e 26 são as palestras, três em cada dia, começando no sábado com o ilustrador português Tiago Galo, a designer e ilustradora Paula Cruz e encerrando com o Thunder Rockets. No domingo, ocorrem as palestras de Mauro Souza, Irena Freitas e Bruno Honda.

O projeto Fima 2022 foi produzido com verba de incentivo à cultura do Prêmio Aniceto Matti, da Lei Municipal de Maringá n° 11200/2020.

2 Coelhos Comunicação e Cultura