Cinco motivos que tornam Maringá a melhor cidade do país para se viver
Com a melhor qualidade de vida do país, a Cidade Canção é excelência em saneamento, educação básica, empregabilidade e muito mais
De acordo com dados da consultoria Macroplan, conforme informações do Índice dos Desafios da Gestão Municipal, Maringá apresenta excelentes índices determinantes para qualidade de vida, destacando-se como a melhor cidade do país para se viver há dois anos.
Mas afinal, o que faz de Maringá a melhor cidade do país? Listamos cinco motivos para o perfil de sucesso da cidade:
1. Saneamento
O saneamento básico em Maringá é de deixar outras cidades “no chinelo”. O abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade abrange 100% de sua população, enquanto a média nacional é de apenas 61%. Maringá ser uma cidade urbanisticamente planejada é fator determinante para a qualidade e abrangência da rede de saneamento básico na região.
2. Empregabilidade
O mercado de trabalho em Maringá também é destaque na qualidade de vida na cidade. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) Maringá é a cidade que mais gera empregos no interior do Paraná. Entre os setores que mais ofereceram trabalho em Maringá estão Serviços, Indústria, Construção, Comércio, entre outros.
Atualmente o Maringa.Com, o maior portal de empregos do município, possui mais de 5 mil vagas divulgadas. Deste total, 326 são no setor de serviços e 811 no comércio. Clique aqui e confira algumas oportunidades disponíveis.
3. Educação
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
De acordo com a Prefeitura de Maringá, dados de 2021 apontam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade é de 7.2, enquanto a média nacional é de 5.2 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é acima da média latino-americana.
Na educação básica, cerca de 56% das crianças entre 0 e 3 anos estão matriculadas em creches. Na faixa etária de 4 a 5 anos, 100% das crianças estão nas escolas. Índices muito acima da média nacional.
Com o cenário atrativo para educação básica e sendo polo universitário com os câmpus da UEM e Unicesumar na cidade, professores e famílias de outras cidades e até mesmo estados se mudam para o município para estudar.
4. Sustentabilidade
Além das iniciativas de reciclagem e descarte correto de materiais com diversos pontos de coleta distribuídos pela cidade, Maringá também tem o título de Cidade Árvore do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day.
A Secretaria de Limpeza Urbana foi responsável por garantir o título para a cidade e na defesa foram citadas as quantidades de reservas florestais, projetos como o “Fabricando Árvores”, desenvolvido para o plantio de 20 mil árvores por ano na cidade, e leis que garantem a preservação do meio ambiente.
5. Empreendimentos imobiliários
Maringá também se destaca pelo avanço nos empreendimentos imobiliários por ser um polo universitário e tecnológico, além de uma cidade planejada e sustentável. De acordo com o levantamento realizado pela SindusCon-PR/Noroeste e Sebrae/PR, Maringá é a cidade com o maior índice de locação do Paraná com cerca de 50 mil famílias morando de aluguel, equivalente a 32% da população, ultrapassando o índice da capital Curitiba (21%) e a média nacional (18%).
Em constante crescimento, o destaque da cidade é tamanho que será a primeira do mundo a ter um empreendimento imobiliário com unidades disponíveis no metaverso, uma novidade tecnológica que promete transformar a relação humana com a realidade virtual.