SUSTENTABILIDADE

Maringá terá novo ponto de coleta de eletroeletrônicos entre os dias 30 de maio e 3 de junho

Iniciativa estadual tem como objetivo promover o descarte correto de equipamentos eletrônicos durante a semana do meio ambiente

Maringá terá novo ponto de coleta de eletroeletrônicos entre os dias 30 de maio e 3 de junho
A destinação adequada de cada material recolhido durante a semana será feita por instituições parceiras do IAT. - Foto: SEDEST-PARANÁ

A partir de segunda-feira (30) os 19 escritórios regionais do Instituto Água e Terra (IAT) no Paraná estarão recolhendo equipamentos eletroeletrônicos sem utilidade para serem descartados de maneira correta. Em Maringá, o ponto de coleta do IAT será na rua Bento Munhoz, número 16, Zona 7. 

Os descartes poderão ser feitos até 3 de junho, durante a semana do meio ambiente. A ação tem como objetivo promover a conscientização do descarte correto de materiais eletrônicos em todo o Estado, evitando que sejam jogados em ruas, terrenos baldios ou encaminhados para aterros sanitários. 

“É uma campanha muito importante e esperamos que toda a população possa contribuir com esse cuidado ao meio ambiente. O lixo eletrônico, se depositado de maneira errada, como em aterros sanitários, oferece muitos danos como poluição, degradação do solo e da água, o que prejudica todos os paranaenses”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

Os materiais recolhidos serão divididos em quatro categorias:

  • Linha branca: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, condicionadores de ar, microondas e afins;
  • Linha marrom: TV’s, DVD’s, CD’s, aparelhos de som e demais aparelhos de projeção e som;
  • Linha azul: pequenos eletrodomésticos como batedeiras, secadores, liquidificadores, ferros de passar e afins;
  • Linha verde: computadores, laptops, celulares, tablets e afins.

A destinação adequada de cada material recolhido durante a semana será feita por instituições parceiras do IAT, que atuam em atendimento às políticas públicas de resíduos sólidos. 

A Lei 12.305/2010 determina a logística reversa como um instrumento para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

O descarte também poderá ser realizado nos escritórios regionais do IAT nas cidades: Curitiba, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama, União da Vitória e nas praias Ilha do Mel, Brasília e Encantadas.

Maringa.Com com informações da Agência Estadual de Notícias