CORONAVÍRUS

Maringá registra aumento de 161% no número de casos ativos de covid-19 em apenas um mês

Índices nacionais preocupam especialistas com a possibilidade de uma quarta onda, que afetará principalmente idosos e imunossuprimidos

Maringá registra aumento de 161% no número de casos ativos de covid-19 em apenas um mês
De acordo com especialistas da Universidade de São Paulo (USP), ainda é cedo para considerar o fim da pandemia e principalmente o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras. - Foto: Repodução/Fabio Teixeira/Anadolu Agency

Em dois anos e meio de pandemia, após três ondas do coronavírus, Maringá volta a registrar aumento no número de casos. Conforme dados divulgados no último boletim da covid-19 em Maringá, nesta quarta-feira (25), a cidade contabilizou mais 566 casos da doença, somando 2.785 casos ativos. O aumento do índice de um mês para outro foi de 161%, pois em 25 de abril, a cidade registrava 1.064 casos ativos. 

Levantamento realizado pelo Observatório da Covid Unicesumar Codem aponta que a cidade registrou uma média de 177 casos diários na segunda quinzena de abril e aumentou para 247 casos por dia nos primeiros quinze dias de maio, um crescimento de 40% que mostra a tendência de que o número de casos suba ainda mais na próxima quinzena.

“As curvas do número de casos e óbitos em decorrência da covid-19 registraram alta. Não só em Maringá, mas também no Paraná e no Brasil. A taxa de ocupação hospitalar também tem subido, porém com muito espaço para ampliação do atendimento. Por isso precisamos seguir com os cuidados diários de prevenção e a utilização da máscara, principalmente em locais fechados", destaca Guaracy Silva, coordenador do Observatório. 

USO DE MÁSCARAS — O uso de máscara em Maringá deixou de ser obrigatório no dia 29 de março em locais fechados. Menos de dois meses desde a decisão, no dia 23 de maio, a Secretaria de Saúde emitiu uma recomendação sobre a importância do uso de máscara de proteção em ambientes fechados e durante o transporte devido a alta preocupante no número de casos registrados pelo boletim epidemiológico.  

“Esta época do ano é propícia para a transmissão de diversos vírus respiratórios, como os da influenza e o Sars-Cov-2, causador da covid-19. Assim, nossa recomendação à população é evitar aglomerações, usar as máscaras em ambientes fechados e manter a ventilação constante, sempre que possível com as janelas abertas”, destacou o secretário de Saúde, Clóvis Augusto Melo, em nota oficial.  

De acordo com especialistas da Universidade de São Paulo (USP), ainda é cedo para considerar o fim da pandemia e principalmente o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras. Segundo o professor Esper Kallás, do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP, mesmo com a vacinação, as chances de uma nova onda não podem ser dispensadas devido à capacidade de mutação do vírus, que se multiplica rapidamente. 

Conforme Kallás, as mutações sofridas pelo vírus podem fazer com que ele se torne cada vez mais resistente às vacinas, escapando parcialmente da proteção dos anticorpos. Em uma possível quarta onda, o especialista destaca que os mais afetados serão os idosos e imunossuprimidos e, por isso, é fundamental que todos tomem a quantidade de doses recomendadas pelo Ministério da Saúde para proteger a si mesmo e todos ao nosso redor.

VACINAÇÃO — Em Maringá o índice de vacinação segue acima da média nacional. A Secretaria de Saúde informa que a cidade tem 383.901 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19. São 350.355 vacinados com a 2ª dose e 243.795 com a 3ª e 4ª dose. Clique aqui e saiba onde se vacinar em Maringá. 

Maringa.Com