ANIVERSÁRIO DE MARINGÁ

Maringá completa 75 anos com o título de melhor cidade do país para se viver

Excelentes índices de empregabilidade, saneamento, saúde e educação fazem de Maringá um destaque nacional com apenas 75 anos de história

Maringá completa 75 anos com o título de melhor cidade do país para se viver
Como forma de homenagear e parabenizar Maringá pelos seus 75 anos de história e excelência, o Maringa.Com produziu um vídeo de aniversário com cenários que apenas a Cidade Canção pode proporcionar. - Foto: Instagram @maringacom

No dia 10 de maio de 1947 era fundado Maringá, um pequeno distrito pertencente a Mandaguari que, até então, ficava sob cuidados da Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP). Apenas sete décadas depois, a jovem cidade se transformou em uma das principais do interior do Paraná e se destaca como a melhor do Brasil para viver.

A MELHOR CIDADE PARA VIVER — Em 75 anos de existência, Maringá expandiu seu território e população chegando a marca de 436 mil habitantes em 2022, conforme estimativas do IBGE. A tendência é que o número cresça cada vez mais, pois a cidade possui grandes atrativos para se tornar o lar de brasileiros e imigrantes. 

Oportunidades de emprego e qualidade de vida são fatores que determinam a jovem cidade de Maringá como a melhor no Brasil para se viver. De acordo com dados da consultoria Macroplan, conforme informações do Índice dos Desafios da Gestão Municipal, a Cidade Canção apresenta excelentes índices determinantes para qualidade de vida. 

De acordo com a Prefeitura de Maringá, dados de 2021 apontam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade é de 7.2, enquanto a média nacional é de 5.2 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é acima da média latino-americana. Maringá também cresce exponencialmente em seu polo industrial e no agronegócio. A cidade é a 2ª maior exportadora do Paraná e a 9ª do Brasil. Em 2020, 113 empresas exportaram U$2,3 bilhões para destinos como Irã, China, Japão e Coreia. 

Na educação básica, cerca de 56% das crianças entre 0 e 3 anos estão matriculadas em creches. Na faixa etária de 4 a 5 anos, 100% das crianças estão nas escolas. O saneamento também é destaque em Maringá. O abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade abrange 100% de sua população, índice invejável já que a média nacional é de apenas 61%. 

Além do saneamento, saúde e educação, Maringá também se destaca pelo avanço nos empreendimentos imobiliários por ser uma cidade planejada e sustentável e, recentemente, recebeu o título de Cidade Árvore do Mundo, com mais de 400 mil árvores plantadas. 

ORGULHO MARINGAENSE — Como forma de homenagear e parabenizar Maringá pelos seus 75 anos de história e excelência, o Maringa.Com produziu um vídeo de aniversário com cenários que apenas a Cidade Canção pode proporcionar. Clique aqui e assista a produção pelo Youtube. Acompanhe fotos e cenários únicos de Maringá também pelo Instagram @maringacom.

Maringa.Com