CIDADE VERDE

Maringá recebe título de Cidade Árvore do Mundo

O novo título da cidade é compartilhado com outras importantes metrópoles ao redor do mundo como Milão, Barcelona, Nova York, Toronto, entre outras

Maringá recebe título de Cidade Árvore do Mundo
No ranking mundial de Cidades Árvore do Mundo, Maringá está em 5º lugar, com 400 mil árvores plantadas. - Foto: Instagram @maringacom

Maringá, além de Cidade Verde, agora é Cidade Árvore do Mundo. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day. No Brasil, além de Maringá, outras sete cidades também receberam o título. 

Cidades Árvore do Mundo no Brasil: 

CIDADE NÚMERO DE ÁRVORES PLANTADAS
Maringá 400.000
Campo Grande40.148
Niterói16.950
São Paulo13.869
São José dos Campos12.306
Rio de Janeiro4.467
João Pessoa3.595
São Carlos472
Declarada oficialmente como Área de Proteção Permanente em 1991, apenas no Parque do Ingá há 47,3 hectares de mata nativa remanescente. Foto: Instagram @maringacom

Entre as dezenas de cidades com o título ao redor do mundo, apenas sete possuem mais de 100 mil árvores plantadas. A Cidade Árvore do Mundo líder do ranking mundial fica na Índia, em Hyderabad, com mais de 35 milhões de árvores plantadas. Veja o ranking internacional:

  1. Hyderabad, India: 35.056.635
  2. Vitacura, Chile: 812.500
  3. Toluca, México: 495.546
  4. Mumbai, Índia: 425.000
  5. Maringá, Brasil: 400.000
  6. Leeds, United Kingdom: 220.000
  7. Toronto, Canadá: 120.000

Para se tornar uma Cidade Árvore do Mundo, os municípios devem seguir cinco padrões estabelecidos pela Arbor Day Foundation. 

O primeiro deles, Estabelecer Responsabilidade, se refere à delegação de responsáveis e voluntários em prol da preservação e cuidados com as árvores do município; o segundo, Definir Regras, exige projetos de lei, decretos e demais políticas governamentais que favoreçam a preservação e plantio de árvores; o terceiro, Monitoramento, exige que a cidade tenha um inventário de árvores plantadas; o quarto, Destinar Verbas, se refere à verbas específicas do município que são destinadas a preservação e plantio de árvores no plano de gerenciamento e, o quinto padrão, Celebrar Conquistas, diz respeito a campanhas de incentivo que orientem os cidadãos sobre a importância da preservação e das Cidades Árvores do Mundo. 

Em Maringá, a Secretaria de Limpeza Urbana foi responsável por garantir o título para a cidade. Na defesa, foram citadas as quantidades de reservas florestais, projetos como o “Fabricando Árvores”, desenvolvido para o plantio de 20 mil árvores por ano na cidade, e leis que garantem a preservação do meio ambiente. 

“Citamos as leis que asseguram a preservação do meio ambiente, a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que exige que cada lote tenha pelo menos uma árvore na calçada, além do Plano Gestor de Arborização Urbana (PGAU) que indica as espécies adequadas para cada local da cidade”, explica o secretário Paulo Gustavo Ribas.

Para comemorar a conquista, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, afirmou nas redes sociais que mais 300 mudas de árvores serão plantadas na Avenida das Torres no dia 4 de maio. “É um reconhecimento de todo o cuidado que temos para manter a arborização urbana e honrar com o título que já temos de ‘cidade verde’”, comemora.

Maringa.Com por Gabrielle Nascimento