ALERTA

Boletim semanal aponta 1.069 novos casos de dengue em Maringá e cidade vive epidemia da doença

Ao todo, Maringá contabiliza 10.964 casos notificados, 7.538 casos prováveis e 3.544 casos confirmados de dengue, resultando em três óbitos

Boletim semanal aponta 1.069 novos casos de dengue em Maringá e cidade vive epidemia da doença
Mutirões de limpeza, fumacê e campanhas de conscientização estão sendo o foco para evitar o aumento no número de casos na cidade. - Foto: Divulgação/Fiocruz

O boletim semanal de dengue e outras arboviroses, divulgado nesta terça-feira (3), aponta que Maringá registrou 1.069 novos casos de dengue em apenas sete dias. De acordo com o informe, deste total, 94 são casos classificados como Dengue com Sinal de Alerta e um caso como Dengue Grave. Clique aqui e confira o informe completo.

Boletim semanal divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado. Foto: Reprodução

Cerca de 3,7 mil casos foram notificados em Maringá no mesmo período epidemiológico e, apesar de nenhum óbito registrado durante a semana, a cidade já soma três mortes por dengue desde o início do período sazonal da doença, em 1º de agosto de 2021. Duas das vítimas vieram a óbito apenas uma semana, nos dias 12 e 14 de abril: uma mulher de 47 anos e um jovem de 20 anos. 

Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado com panorama geral da situação de dengue no Paraná, a cidade Maringá foi de 273 para 355 casos confirmados a cada 100 mil habitantes na última semana. No dia 28 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde já havia notificado que Maringá ultrapassaria o indicador de 300 casos a cada 100 mil habitantes, configurando a situação de epidemia na cidade

Boletim total do número de casos de dengue de acordo com cada Regional da Saúde. Apesar de não estar destacada com a cor vermelha, Maringá ultrapassa os 300 casos a cada 100 mil habitantes necessários para configurar epidemia. Foto: Reprodução

Ao todo, Maringá contabiliza 10.964 casos notificados, 7.538 casos prováveis e 3.544 casos confirmados de dengue, resultando em três óbitos. 

LIRA — O Índice de Infestação do Aedes aegypti de Maringá (LIRA), divulgado nesta quarta-feira (4), apresenta as regiões de Maringá com maior incidência dos casos de dengue. 

Confira o ranking das regiões com maior índice de casos na cidade:

  1. Guaiapó-Requião - 12,3%
  2. Piatã - 12%
  3. Zona 7 - 8,6%
  4. Morangueira - 8,4%
  5. Olímpico - 7,7%
  6. Vila Vardelina - 7,4%
  7. Mandacaru - 7,5%

No Conjunto Requião, bairro com maior incidência no número de casos de dengue, em apenas uma casa, equipes da prefeitura retiraram cerca de 800 kg de entulhos com acúmulo de água. O proprietário foi multado em R$ 589.

Algumas medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura de Maringá para evitar a propagação do mosquito da dengue. Mutirões de limpeza, fumacê e campanhas de conscientização estão sendo o foco para evitar o aumento no número de casos na cidade. 

O itinerário do fumacê, atualmente, está concentrado na região norte de Maringá, entre os bairros Vila Vardelina e Mandacaru. Em breve um novo itinerário será divulgado pela prefeitura e outras regiões receberão o veneno contra o mosquito da dengue. 

PARANÁ — Em todo o Paraná a crise da dengue acende um alerta. Ao todo, o Estado soma 109.574 casos notificados no Paraná, 37.048 confirmados, sendo 702 casos graves e nove óbitos.

Dos 374 municípios que registraram notificações de dengue (93,7% do Estado), 309 já confirmaram a doença (77,4%). De acordo com o relatório, 269 deles confirmaram casos autóctones no período, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

Maringa.Com