DENGUE

Maringá pode decretar epidemia de dengue em breve, aponta boletim epidemiológico

Indicador está prestes a atingir marca de 300 casos a cada 100 mil habitantes, o que caracteriza situação de epidemia

Maringá pode decretar epidemia de dengue em breve, aponta boletim epidemiológico
Os índices da dengue seguem preocupantes em várias regiões do Paraná. - Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho

O boletim de dengue e outras arboviroses, divulgado pela Prefeitura de Maringá nesta quinta-feira (28), aponta que a cidade está prestes a decretar epidemia da doença transmitida pelo Aedes aegypti. O documento apresenta que a cidade confirmou mais de 2,6 mil casos de dengue na última semana. Nenhum óbito foi registrado.

Divulgação/PMM

De acordo com a administração, "é provável que em breve nosso município ultrapassará o indicador de 300 casos a cada 100 mil habitantes, o que configura uma situação de epidemia”. Outras cidades também estão em estado de alerta, sendo a região oeste e norte as com mais casos contabilizados. 

Francisco Beltrão, Medianeira, Arapongas, Cascavel, Salto do Lontra, Ampére, Catanduvas, Iracema do Oeste e Realeza foram os municípios com maior número de casos confirmados nas últimas seis semanas do boletim. 

No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta terça-feira (26), o Paraná já soma 30 mil casos confirmados de dengue e cerca de 90 mil notificações da doença. 

Campanhas de conscientização e exterminação do mosquito transmissor da doença tem sido o foco do goverdo do Estados e também da Prefeitura de Maringá. Na cidade, o carro fumacê está percorrendo bairros da região noroeste da cidade desde o dia 18 de abril

Além disso, mutirões estão sendo realizados para evitar a proliferação do mosquito, com o objetivo de amenizar a trasmissão da doença. 

De acordo com informações do g1, a pior onda de dengue enfrentada pelo Estado foi entre 2019 e 2020, quando aproximadamente 120 pessoas morreram em decorrência da arbovirose.

Maringa.Com