PROTESTO

Professores da rede estadual de ensino paralisam atividades em protesto nesta sexta-feira (29)

A mobilização inclui ato em Curitiba com outras categorias do Fórum de Entidades Sindicais (FES), contra o atual governo paranaense

Professores da rede estadual de ensino paralisam atividades em protesto nesta sexta-feira (29)
Educadores de todo o estado estarão no Centro Cívico, em Curitiba, às 9 horas do dia 29 de abril. - Foto: Reprodução/Andragogia Brasil

De acordo com informações divulgadas pela APP Sindicato, os professores da rede estadual de ensino podem paralisar as atividades nesta sexta-feira (29). A mobilização inclui ato em Curitiba com outras categorias do Fórum de Entidades Sindicais (FES), contra o atual governo paranaense. 

Educadores de todo o estado estarão no Centro Cívico, em Curitiba, às 9 horas do dia 29 de abril. O protesto é contra falta de pagamento do governo na Data Base, promoções, progressões, anuênios e quinquênios, a sobrecarga de trabalho, as metas arbitrárias, as cobranças para usar plataformas digitais sem estrutura adequada nas escola e contra a terceirização do Ensino Médio e o confisco das aposentadorias, congeladas há seis anos.

A data é simbólica. Na semana de aniversário de 75 anos do sindicato APP, o dia 29 de abril é a data em que os professores da rede estadual de ensino relembram o “Massacre do Centro Cívico”, quando foram brutalizados pela Polícia Militar durante protestos em 2015.

Segundo a APP, a intenção é chamar atenção da sociedade para a situação dos professores e funcionários, da ativa e aposentados, dentro e fora das escolas. “São nossos direitos e a nossa vida profissional que estão em jogo”, afirma a presidenta da APP, Walkiria Mazeto.

Maringa.Com com informações do O Dia na Cidade