ELEITOR

Maringá ainda possui 2,5 mil jovens aptos sem título de eleitor

Prazo para solicitação do documento encerra semana que vem, dia 4 de maio

Maringá ainda possui 2,5 mil jovens aptos sem título de eleitor
Desde janeiro, quando teve início a campanha de conscientização para jovens tirarem o título de eleitor, Maringá registrou 5.024 novos documentos eleitorais. - Foto: Divulgação/TRE

Após intensa campanha de conscientização para os jovens tirarem o título de eleitor, a Justiça Eleitoral de Maringá registrou mais de 5 mil novos títulos no município entre 16 e 17 anos. No entanto, resta cerca de 2,5 mil jovens aptos no município que ainda não solicitaram o documento. 

Para solicitar o título ou regularizar o documento é fácil: basta acessar o site do TRE/PR e fazer o requerimento pela internet. Após acessar a página, clique em “Passo a passo - requerimento” e depois em “iniciar atendimento remoto”. Confira os documentos e informações necessárias (por foto ou digitalização):

  1. Foto tipo selfie do eleitor segurando documento de identificação com foto ao lado do rosto.
  2. Foto ou digitalização da Frente (onde está a foto) do documento de identificação.
  3. Foto ou digitalização do Verso (parte com dados) do documento de identificação.
  4. Foto ou digitalização do comprovante de residência, que tem que estar em nome do jovem ou de seus pais.

Também é possível fazer o procedimento presencialmente, na Central de Atendimento ao Eleitor de Maringá, no Fórum Eleitoral, localizado na avenida Dr. Gastão Vidigal, número 605.

Os eleitores devem comparecer com documento de identificação (RG, CNH, CTPS, certidão de casamento) e comprovante de vínculo com o município (Comprovante de residência, carteirinha SUS, carteirinha de vacinação, carteira de estudante, CTPS assinada, etc).

De acordo com dados da Justiça Eleitoral de Maringá, espera-se que cerca de 5 mil requerimentos sejam abertos até quarta-feira da semana que vem, 4 de maio, prazo final para regularização do título de eleitor. Tais requerimentos são referentes a solicitação do título, mudança de seção eleitoral ou pagamento de multas devido a ausência em eleições passadas.

Vale destacar que, atualmente, as multas podem ser pagas por Pix, através de código QR Code, sem necessidade de entrega do comprovante no Fórum Eleitoral. Antes, as multas deveriam ser pagas somente pelo Banco do Brasil e o eleitor tinha que retornar ao Fórum para comprovar o pagamento.

Maringa.Com com informações do Fórum Eleitoral de Maringá