CIDADE

Feira Regional da Agroindústria Familiar tem início nesta sexta-feira

Será às 11 horas desta sexta-feira (06) a abertura oficial da 3ª Feira Regional da Agroindústria Familiar e Feira Regional de Produtos Manuais, promovida pela Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense - Pró-Amusep, em parceria com a Prefeitura de Maringá e apoio das prefeituras da região, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, da Secretaria do Estado da Agricultura e Abastecimento - Seab e da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater.

As feiras irão funcionar na praça Raposo Tavares, com produtos diversificados de toda região.

Ao todo, produtores, de 30 municípios da região, vão expor uma variedade de alimentos processados, como leites, queijos, embutidos - salame e cracóvias, sucos naturais e derivados da cana.

Além disso, serão comercializados doces, conservas e trabalhos manuais, que incluem artigos decorativos e artesanatos, todos produzidos por grupos familiares.

Para o evento, são esperados cerca de 10 mil visitantes, que poderão ter contato direto com os produtos da agricultura familiar.

O objetivo é criar um vínculo maior com o consumidor final e expandir as vendas localizadas para centros como Maringá, onde há um potencial de mercado consumidor.

A primeira edição da feira foi um sucesso de público e contou com a visitação de mais de 8 mil pessoas.

Na segunda edição, 10 mil pessoas passaram pela feira.

As propriedades familiares, hoje, já representam 85% das propriedades rurais do país, responsáveis por cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira e somam 4,1 milhões de estabelecimentos familiares, englobando 13,8 milhões de trabalhadores, segundo dados da Secretaria de Agricultura Familiar, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

No Paraná, 64% da produção agrícola está concentrada em pequenas propriedades onde cada pessoa da família exerce uma função.

O estado tem 369.875 propriedades rurais, das quais 321.380 são da agricultura familiar, correspondendo a 41% de hectares e a 48,2% do valor bruto da produção do Estado.

A 3ª Feira Regional da Agricultura Familiar e Produtos Manuais integra um projeto maior voltado para a Agroindústria, o programa Pró-Amusep - Programa de Desenvolvimento do Setentrião Paranaense - que envolve 30 municípios.

Desde março de 2005, os agricultores familiares da região vêm recebendo capacitação na gestão dos negócios, novas tecnologias, processamento, inserindo na produção a embalagem e rótulos.

Informações com a gerente de Produção Agropecuária da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Rubia Irma Sales, telefone 3221-1441.