CULTURA

Contratenor de destaque internacional se apresenta no “Convite à Música

O contratenor Rodrigo Tavares irá se apresentar no “Convite à Música” desta quinta-feira (5).

A apresentação será no Auditório Shizuko Miyamoto (Luzamor), às 21 horas, com entrada gratuita.

O projeto “Convite à Música” é uma parceria da Secretaria da Cultura de Maringá, do curso de Graduação de Música da UEM e da Fundação Luzamor.

Para a secretária da Cultura, Flor Duarte, “este é um dos principais projetos culturais implementados nesta administração, que vem recebendo grande destaque por atrair grupos de todo o Brasil”.

Rodrigo Tavares, contratenor norte-riograndense, iniciou sua carreira como solista nos corais por onde passou, atuando em diversos eventos de canto coral no Brasil e no exterior.

Seu “début” aconteceu durante o Primeiro Festival Internacional de Música de Câmara de João Pessoa (1997), apresentando-se no “Magnificat”, de J. S. Bach.

O contratenor esteve em Maringá no dia 20 de abril, quando apresentou um recital de música de câmara no “Convite Música”.

Na ocasião, foi convidado a se apresentar novamente na cidade, antes de embarcar para Londres (Inglaterra), onde fará parte do conservatório Royal Opera House.

Para ele, o artista é cidadão do mundo, “vamos onde a arte nos chama”.

Segundo a secretária da Cultura, Flor Duarte, a expectativa é que o Auditório Luzamor receba lotação máxima no recital desta quinta-feira.

Na opinião de Rodrigo Tavares, a platéia maringaense se enquadra perfeitamente com a performance de artistas brasileiros.

“É uma platéia heterogênea, composta por crianças, idosos, técnicos em música e até mesmo leigos.

Pessoas que se emocionam com nossa emoção”, acredita.

O músico ainda reitera que a principal intenção dele é divulgar a música antiga, renascentista e barroca.

“No Brasil não temos muita tradição neste tipo de música.

Entre meus planos originais tenho a intenção de formalizar contatos de produção para incentivar a música de câmara no país.

Tenho o desejo de abrir caminhos para que mais artistas participem de momentos conceituados desse tipo de música, com repertórios tecnicamente difíceis e que exigem habilidade vocal e lingüística”, conclui.

Um contratenor é um homem adulto que canta no registro de um alto ou um soprano, ou seja, agudo.

Este termo é usado quase que exclusivamente no contexto da tradição do canto lírico.

A voz de contratenor teve um resurgimento massivo em popularidade na segunda metade do século 20, parcialmente devido à pioneiros e pelo aumento de popularidade da ópera Barroca.

Apesar de serem considerados um fenômeno da música renascentista e barroca, alguns contratenores modernos exploram um repertório bem extenso.

No início da polifonia, a voz de contratenor era uma parte melódica em contraponto com a do tenor.

Era escrito quase que na mesma extensão de um tenor.

No século 15, o contratenor foi dividido em contratenor altus e contratenor bassus (contratenor alto e contratenor baixo), que estavam respectivamente acima e abaixo da voz de tenor.

Os contratenores permaneceram na música vocal sacra, em parte porque as mulheres não tinham permissão para cantar nos cultos das igrejas.

Entretanto, eles não foram bem recebidos na ópera.

Como resultado, a voz de contratenor era encontratada apenas em coros de catedrais e em ocasionais músicas renascentistas.

Em 2003, interpretou a personagem “spirit” da Ópera de Henry Purcell “Dido and Aeneas” com a Camerata de Ópera Canto Dell"Arte (Natal, RN).

No mesmo ano foi especialmente convidado pela Camerata Mundi para apresentar “Erbarme dich, sein Gott” da Matthäus Passion de J. S. Bach (Natal, RN).

No ano seguinte, foi solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, no concerto “Carmina Burana” de Carl Orff, apresentando “Olim lacus colueram” e realizou recitais de câmara em Alagoas, São Paulo, Paraná, Florianópolis e no Rio Grande do Norte.

Em 2004 foi semifinalista do Concurso Internacional de Canto Lírico Bidu Sayão (Belém, PA).

Em 2005, recebeu “Menção Honrosa” no 1º Concurso Nacional de Canto Edmar Ferretti (Bebedouro, SP) e ganhou os prêmios de “Júri Popular”, “Revelação” e “Segundo Lugar” no Concurso Maracanto (São Luiz, MA).

Freqüentou Master Classes com Daniel Romano (Uruguai), Johannes Martin Kranzle (Alemanha), Henrique Lins (UFPE), Adriana Kayama (UNICAMP/SP), Fátima de Brito (UFAL), Marília Álvares (UFG), Marília Vargas (Brasil/Suíça), Denise Sartori (EMBAP), Neyde Thomas (Paraná) e Edmar Ferretti (UFU).

Desde 2003, orientado pela professora Nazaré Rocha (UFRN), dedicou-se exclusivamente ao aprimoramento de sua técnica.

Atualmente, está residindo em Curitiba/PR preparando-se para passar dois anos aperfeiçoando sua performance no “Jette Parker Programme” do Royal Ópera House of London.