TURISMO

Prefeitura planeja Rota das Cervejas em Maringá para aquecer atividade turística e gastronômica

Em parceria com o Núcleo das Cervejarias de Maringá, o projeto prevê a realização do festival de cervejas artesanais em setembro

Prefeitura planeja Rota das Cervejas em Maringá para aquecer atividade turística e gastronômica
Em 2019 a Prefeitura de Maringá mapeou 16 cervejarias artesanais que produziam, na época, 225 mil litros mensalmente de 157 rótulos. - Foto: Divulgação

Nas últimas semanas, reuniões com representantes cervejeiros de Maringá e os responsáveis pelo Turismo da cidade foram realizadas para incluir uma rota da cerveja maringaense nos atrativos turísticos do município. 

CERVEJARIAS MARINGAENSES — Em 2019 a Prefeitura de Maringá mapeou 16 cervejarias artesanais que produziam, na época, 225 mil litros mensalmente de 157 rótulos. Eram mais de 230 profissionais trabalhando em cerca de 50 estabelecimentos, entre bares e fábricas. A estimativa não oficial, com dados das cervejarias, era movimentar mais de R$ 15 milhões ao mês. Hoje os números são maiores, com maior produção, mais rótulos, mais taps (torneiras) e mais prêmios.

Na última sexta-feira (18), a Diretoria de Turismo da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom) de Maringá,  anunciou o fim dos preparativos da Semana do Turismo - realizada em junho.

Conforme informações da Prefeitura de Maringá, o foco, atualmente, é elaborar o roteiro que apresentará as cervejarias artesanais da cidade aos turistas que a visitam. O projeto, denominado Rota das Cervejas de Maringá, tem como objetivo “relacionar economia, turismo, gastronomia e lazer”, destacam.

A organização afirma que o planejamento prevê a realização do festival de cervejas artesanais em setembro. O projeto em parceria com o Núcleo das Cervejarias de Maringá (Nucem) mobiliza oito cervejarias locais, com seus bares e fábricas. 

Através da Semana do Turismo os turistas poderão participar de visitas técnicas que apresentarão o histórico da cerveja artesanal, a diferença com as cervejas comerciais, os produtos usados na produção das bebidas, os tipos de cervejas artesanais, entre outros. As visitas serão feitas com a Jardineira da Prefeitura que já faz o city tour pela cidade. 

Outro destaque para os cervejeiros na Semana do Turismo será o Beer Bike. A atividade oferece uma rota de bike que passará por tendas das cervejarias em uma região tradicional de Maringá. 

Maringa.Com com informações da Prefeitura de Maringá