MEIO AMBIENTE

Cocamar deverá repassar 500 mil mudas de espécies nativas a produtores em 2006

Dessas, parte é produzida por alunos da Apae Rural e por detentos da Penitenciária Estadual de Maringá.

Segundo números levantados no final de setembro, a Cocamar já distribuiu em 2006 cerca de 430 mil mudas de espécies nativas - destinadas à recomposição de matas ciliares - para produtores associados de vários municípios da região.

Até o final do ano, de acordo com o assessor Ambiental da cooperativa, Osvaldo Danhoni, esse número deverá chegar a 500 mil.

Fazendo um cálculo simples, Danhoni estima que com esse montante de mudas seria possível reconstituir uma área de 7 quilômetros de matas ciliares, considerando uma faixa de 30 metros de largura em ambos os lados de um rio.

A maior parte das mudas é proveniente de parceria mantida pela Cocamar com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Nos últimos meses, informa o assessor, esse volume foi reforçado por mudas produzidas em Maringá por alunos da Apae Rural e detentos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM).

Nos dois casos, a produção é viabilizada, igualmente, graças a uma parceria firmada com a cooperativa.

Até agora, a Apae Rural forneceu quase 31 mil mudas, enquanto a PEM – através de programa que prevê a redução da pena para os participantes - entregou cerca de 23 mil unidades.