VACINAÇÃO

Levantamento aponta que 62,7% dos maringaenses aptos não tomaram dose reforço contra covid-19

De acordo com a pesquisa realizada pelo Observatório Covid-19 da UniCesumar e Codem, a projeção de pessoas que deveriam estar imunizadas com dose reforço é superior a 50%

Levantamento aponta que 62,7% dos maringaenses aptos não tomaram dose reforço contra covid-19
Segundo o levantamento realizado pelo observatório, Maringá segue bem na taxa vacinal das 1ª e 2ª doses. - Foto: Divulgação UEM

Boletim divulgado nesta semana pelo Observatório Covid-19 da UniCesumar e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) mostra que mais de 65 mil pessoas estão com a dose reforço da vacina contra covid-19 atrasadas em Maringá.

"Se todos estivessem com o ciclo vacinal completo, Maringá teria uma taxa de dose reforço superior a 50%. Atualmente está em 37,26%", afirma o coordenador do Observatório e diretor de Pós-Graduação da UniCesumar, Guaracy Silva.

Confira o comparativo de índice vacinal nas principais cidade

Divulgação/Observatório Covid-19 UniCesumar/Codem

Segundo o levantamento realizado pelo observatório, Maringá segue bem na taxa vacinal das 1ª e 2ª doses. São 86,27% de vacinados com pelo menos uma dose e 76% com a segunda.

O boletim também aponta uma redução de 30% na média móvel de casos positivos nos últimos 15 dias, comparado a quinzena anterior. A taxa de transmissão é inferior a 1 pela primeira vez no ano. Está em 0,82.

Maringá saiu de uma média móvel de positivados de 336,42 por dia contra 1.076,57 da quinzena anterior. A média móvel de óbitos também voltou a ser menor do que um por dia. Nos últimos 15 dias ficou em 0,92.

O coordenador do Observatório, Guaracy Silva, explica que, embora os dados evidenciem uma melhora significativa no número de casos e de óbitos, ainda há cuidados que devem ser preservados como uso da máscara, uso do álcool em gel para evitar o contágio.

Sobre o Observatório — O Observatório surgiu em março de 2020 com o propósito de monitorar a pandemia e subsidiar a tomada de decisões por parte de autoridades considerando diferentes interesses como a saúde da população e o impacto na atividade econômica. Representantes da UniCesumar e do Codem se reúnem semanalmente para avaliar e monitorar os indicadores da pandemia.

Observatório Covid-19