VACINAÇÃO

Cerca de 60 mil crianças serão vacinadas contra covid-19 em Maringá; veja cronograma de hoje

Nesta terça-feira (11) será realizada a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª doses

Cerca de 60 mil crianças serão vacinadas contra covid-19 em Maringá; veja cronograma de hoje
A previsão do Ministério da Saúde é que a vacinação para crianças seja iniciada nos Estados brasileiros a partir do dia 14 de janeiro. - Foto: Divulgação

A vacinação contra a covid-19 segue a todo vapor em Maringá. Nesta terça-feira (11) podem se vacinar com a primeira dose pessoas com mais de 12 anos e com a segunda e terceira dose todos os públicos que já receberam o imunizante, respeitando os intervalos de cada uma.

Para a população que tomou a vacina Pfizer ou Coronavac, o prazo para aplicação da segunda dose é de 21 dias. Aos que tomaram AstraZeneca o prazo é um pouco maior com espera de 56 dias. 

A terceira dose pode ser tomada por pessoas com 18 anos ou mais com a 2ª dose aplicada há pelo menos 4 meses e pessoas com alto grau de imunossupressão com 2ª dose aplicada há mais de 28 dias. 

Clique aqui e confira o horário e os pontos de vacinação em Maringá. 

CRIANÇAS — Em Maringá, aproximadamente 60 mil crianças com idade entre cinco e 11 anos serão vacinadas contra covid-19. A previsão do Ministério da Saúde é que a vacinação para crianças seja iniciada nos Estados brasileiros a partir do dia 14 de janeiro. Os dados são dos cadastros existentes no sistema Gestor da Secretaria de Saúde.

Com aplicação do imunizante Pfizer, os pais/responsáveis deverão acompanhar as crianças ou preencher e assinar o termo de autorização da aplicação da vacina. Será necessário apresentar documento pessoal como foto da criança  e carteira de vacinação.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação em crianças será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade. 

O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, explica que Maringá iniciará a vacinação assim que chegar as doses.

Maringa.Com