CIDADANIA

Busca por validação de documentos para viver fora do país cresce 61% nos cartórios do Paraná

O número de validações passou de 22.900 no segundo semestre de 2020, para 42 mil no mesmo período deste ano

Busca por validação de documentos para viver fora do país cresce 61% nos cartórios do Paraná
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o número de brasileiros vivendo fora do Brasil aumentou quase 20% em comparação com 2018. - Foto: Reprodução/Itamaraty

A validação de documentos de brasileiros para viver no exterior aumentou 61% no segundo semestre deste ano, segundo os dados dos cartórios do Paraná. As informações são da BandNews FM.

De acordo com os dados do CNB (Colégio Notarial do Brasil), entre junho e novembro de 2021, foram realizadas mais de 56 mil validações no estado. No mesmo período do ano passado, foram 35 mil documentos.

O crescimento foi observado nos atos de serviço de validação de documentos escolares, de dupla cidadania e de apostilamento, que é o procedimento que permite o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros em outros 118 países. Entre os documentos mais comuns de serem apostilados estão as certidões de nascimento, casamento e óbito, as escrituras de divórcio, inventário, compra e venda e união estável, procurações, testamentos, diplomas, históricos e certificados escolares.

O levantamento mostra que o crescimento de documentos para as solicitações de vistos de estudos ou abertura de processos de dupla cidadania, foi de 83%. Passou de 22.900 no segundo semestre de 2020, para 42 mil no mesmo período deste ano. Já os documentos apostilados, referentes a quem desejava estudar ou tirar dupla cidadania representavam 65% do total de atos praticados e subiu para 74% das solicitações.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o número de brasileiros vivendo fora do Brasil aumentou quase 20% em comparação com 2018. Isso sem contar a quantidade daqueles que vivem ilegalmente. Atualmente, 4,2 milhões brasileiros moram no exterior.

Paraná Portal