CIDADE

Primavera: flores dão toque especial em Maringá

Maringá é um dos poucos municípios do país que consegue conciliar crescimento econômico com preservação ambiental.

Cidade planejada, com avenidas largas, amplas áreas verdes e excelente nível de qualidade de vida e que acompanhado pela chegada da primavera, encanta turistas e especialistas do mundo inteiro com o colorido de suas flores nas ruas da cidade.

O dia 23 de setembro marca o início da primavera no hemisfério sul, época do nascimento da maioria das espécies na natureza, a estação representa o fim da estiagem de inverno e o início da temporada de chuvas.

Pensado nisso, o engenheiro florestal, Luiz Teixeira Mendes, responsável pelo projeto de arborização de Maringá, traçou um plano para que as árvores e flores tivessem uma uniformidade em todas as estações do ano.

Em meio século de existência, a cidade construi uma estrutura de alta qualidade.

Há anos o munípio sustenta o título de Cidade Ecológica, por apresentar um das maiores concentrações de área verde por habitante – cerca de 25 metros quadrados.

São 90 alqueires de matas nativas, 103 mil árvores plantadas ao longo das ruas e avenidas, e milhares de espécies plantadas em 17 bosques.

De acordo com a biológa e diretora da secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Lídia Maria Fonseca Maróstica, nas estações do outono e inverno mais de 50 % das folhas secas caem, e com o ínicio da primavera, as novas surgem, as flores crescem e a cidade ganha um colorido especial com as primaveras, lírios e jacarandas – flores que marcam a beleza da cidade.

“A natureza estava em um período de dormência, com o aumento da temperatura, a um renascimento da flora terreste, ou seja um ressurgimento da vida, que só ocorrem em sua plenitude quando a natureza está sendo bem cuidada.” afirma Lídia.

Cuidado com as plantas: não é segredo que a vida e a beleza das plantas têm relação direta com o clima.

Assim, para que jardins e canteiros se mantenham bonitos durante o ano todo, alguns cuidados devem ser tomados de acordo com a estação.

Ao final do inverno, o que resta, na maioria das vezes são plantas fracas, jardins sem vida e quilos de folhas secas.

É aí que entra a primavera trazendo consigo as chuvas, as flores e os dias mais bonitos do ano.

O primeiro passo para que isso aconteça é providenciar uma faxina geral removendo as folha secas dos vasos canteiros e jardins.

Durante este período as plantas devem ser podadas, como as azaléias, que floresceram durante o inverno, para que tenham mais força no ano seguinte.

Além de retirar alguns galhos pode-se cortar as pontas de outros para aumentar a próxima floração.

Essa é uma boa época para trocar de vaso e replantar as plantas que estiverem precisando de mais espaço.

Assim, elas ainda terão tempo suficiente para se adaptar ao local até que iniciem o período de repouso.

Além do replantio, a estação é também a melhor para o plantio.

Aproveite para semear e montar novos canteiros e jardineiras, principalmente verificando apenas se as espécies escolhidas são adequadas às condições do local.

A época também é boa para adubar a terra e enriquecê-la com nutrientes que trarão, com certeza, folhas e flores mais fortes.

O ideal é aplicar o adubo nos dias mais frios ou chuvosos.

Se não tiver jeito, regue abundantemente os canteiros e gramados para que os produtos não danifiquem as folhas.