DENGUE

Fiscalização Integrada intensifica combate a focos do mosquito da dengue

O número de casos confirmados de dengue em Maringá vem crescendo a cada semana. Ao todo foram confirmados 212 casos positivos da doença no ano de 2013. Em uma semana, Maringá confirmou 105 novos casos e devido a esse notável crescimento, a diretoria de Fiscalização Integrada, da Secretaria Municipal de Gestão, elaborou uma nova programação de combate a focos do mosquito da dengue. A operação será desenvolvida na próxima semana, em conjunto com as equipes da Vigilância Ambiental – da Secretaria Municipal de Saúde – e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp).

O trabalho das equipes terá início na segunda-feira, dia 4 de março, e vai até sexta-feira (8) no Jardim Aclimação, Jardim Fregadolli, Parque da Gávea e Parque Lagoa Dourada, além de todos os lotes de ruas e avenidas dos distritos de Iguatemi e Floriano.

Durante a operação de vistoria os fiscais vão exigir que os proprietários de imóveis em mau estado de manutenção adotem ações imediatas para combater a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, o principal agente transmissor da dengue. O reforço no combate ao principal agente transmissor da doença atende à Lei Complementar 850, que obriga o proprietário ou responsável por qualquer imóvel urbano a mantê-lo sempre limpo, capinado, drenado, sem lixo, detritos ou resíduos. Caso o responsável não cuide de seu imóvel, estará sujeito a multas.

Durante a operação especial, uma equipe volante da Fiscalização Integrada também atenderá as demandas provenientes de bairros que não constam na relação programada.

Até o final desta semana as vistorias e os trabalhos de roçada e limpeza geral de terrenos continuam sendo realizados em terrenos de ruas e avenidas de 11 bairros da Zona 48, 6 bairros da Zona 25, 20 da Zona 37, 12 da Zona 20, 6 da Zona 44, 9 da Zona 43, 9 da Zona 19 e 4 bairros da Zona 32.