CULTURA

Dia da Cultura Brasileira: confira lista de produções cinematográficas que valem a pena celebrar

O Maringa.Com separou 10 filmes nacionais de grande sucesso, todos disponíveis nas plataformas de streaming Telecine Play e Netflix

Dia da Cultura Brasileira: confira lista de produções cinematográficas que valem a pena celebrar
"Bacurau" foi lançado em 2019, o filme de Kleber Mendonça e Julio Dornelles é um dos maiores sucessos recentes do cinema nacional. - Foto: Divulgação

 

A diversidade cultural brasileira é celebrada nesta sexta-feira, 5 de novembro, no Dia Nacional da Cultura. A data foi criada em 1970 em homenagem ao intelectual Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849.

Para a maioria da população, o acesso à cultura no Brasil ainda é defasado, especialmente para os mais pobres. Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Datafolha aponta que 32% da população frequenta apenas eventos culturais que são gratuitos. Para 40% dos entrevistados da pesquisa, participar de atividades gratuitas é mais comum do que frequentar os eventos pagos, como assistir a shows e peças teatrais ou ir ao cinema.

No entanto, quando os brasileiros conseguem pagar para participar de alguma atividade cultural, preferem assistir a filmes. E o sucesso das plataformas de streaming comprova isso. Então, para comemorar o Dia Nacional da Cultura, separamos 10 filmes brasileiros de grande sucesso, disponíveis em plataformas de streamings e que podem ser assistidos em casa.

Estômago - O filme do diretor Marcos Jorge conta a história de Raimundo Nonato, homem do interior que, ao se mudar para uma cidade maior em busca da realização de seus sonhos, descobre um talento para a cozinha. Depois de ser contratado para trabalhar como assistente de cozinha em um restaurante italiano, todos os acontecimentos da vida de Raimundo giram em volta da comida. O filme está disponível na Netflix.

Foto: Divulgação

Minha mãe é uma peça - A história de dona Hermínia, uma mãe de meia idade divorciada e muito apegada aos filhos já adultos, levou milhões de brasileiros às salas de cinema e foi a maior bilheteria de 2013, com R$ 45 milhões arrecadados. O filme pode ser assistido na Netflix.

Foto: Divulgação

Tropa de Elite - o longa de José Padilha sobre as operações realizadas pelos policiais e o capitão de um grupo do BOPE conquistou o público,  arrecadou mais de R$ 24 milhões nas bilheterias nacionais e pode ser assistido na Netflix.

Foto: Divulgação

Aquarius - Sônia Braga interpreta Clara, uma jornalista aposentada que mora há anos em um apartamento localizado na Av. da Boa Viagem, no Recife. Uma construtora, que pretende realizar uma nova construção no local, ameaça Clara de diversas maneiras para que ela venda seu apartamento, o único que ainda precisa ser adquirido para que a demolição do prédio aconteça. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme estreou no Festival de Cannes em 2016 e está disponível na Netflix. 

Foto: Divulgação

Bacurau - Após a morte de sua matriarca, Carmelita, aos 94 anos, um povoado recluso no sertão brasileiro some dos mapas enquanto sua população passa a ser atacada. Lançado em 2019, o filme de Kleber Mendonça e Julio Dornelles é um dos maiores sucessos recentes do cinema nacional e pode ser assistido no Telecine Play.

Foto: Divulgação

Central do Brasil - O filme que rendeu à Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar de melhor atriz em 1999, conta a história de Dora, uma ex-professora que tem como ganha-pão escrever cartas para pessoas analfabetas, e Josué, uma criança que perdeu a mãe recentemente. Juntos, os dois procuram pelo pai ausente do menino. O longa está disponível no Telecine Play.  

Foto: Divulgação

Cidade de Deus - O mundo de violência da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, são narrados pelo ponto de vista de Buscapé. O jovem cresce nesse ambiente agressivo, mas, graças à fotografia, consegue escapar de um destino violento e passa a analisar o cotidiano do lugar onde vive por meio das lentes de sua câmera. 

Indicado a quatro Oscars, incluindo o de melhor diretor, o filme dirigido por Fernando Meirelles, em parceria com Kátia Lund, está disponível no Telecine Play.

Foto: Divulgação

Bônus: Marighella -  Nas grandes telas do cinema, o filme dirigido por Wagner Moura teve sua estreia nas nesta quinta-feira (4). O longa conta a história de Carlos Marighella, interpretado por Seu Jorge, político, escritor e guerrilheiro comunista que fez parte da organização da luta armada contra a ditadura militar, colocando sua vida diariamente em risco na mira do governo. O longa está em cartaz no Cineflix Maringá Park. Confira a programação clicando aqui.

Foto: Divulgação
Maringa.Com