Veja como será a visitação no Cemitério Municipal neste Dia dos Finados
De acordo com informações da Prefeitura de Maringá, é previsto que cerca de 100 mil pessoas visitem o local

Nesta terça-feira, 2 de novembro, é Dia de Finados, o horário de visitação no Cemitério Municipal de Maringá será entre 7 às 18 horas. De acordo com informações da Prefeitura de Maringá, é previsto que cerca de 100 mil pessoas visitem o local.
Diante do cenário de pandemia, é obrigatório o uso de máscaras durante a visitação. Na entrada do cemitério será realizada uma triagem para análise e controle de materiais como vasos e flores, pois é proibido entrar com objetos que acumulem água. As pessoas não poderão entrar no cemitério com vasos com ornamentações plásticas ou papel impermeável, bem como qualquer tipo de sacolas ou pacotes que contenham plásticos.
O comércio ambulante será permitido na calçada da Av. JK, ao lado do Cemitério Municipal; na calçada da Praça de Todos os Santos; na Rua Mem de Sá, toda extensão, respeitando-se o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3, visando facilitar o acesso de pedestres; na Rua Dr. Saulo Porto Virmond, respeitando limite de 20 metros no portão 4, visando facilitar o acesso de pedestres.
MERCADO DAS FLORES — A Cooperativa Veiling Holambra, um dos mais importantes centros comerciais e logísticos de flores e plantas da América Latina e o mais completo do Brasil, está otimista com as vendas do setor para Finados. Para este ano, a expectativa é de crescimento de pelo menos 20% em relação a 2020, sendo 15% em volume e 5% em preços. Esse aumento no volume e preços, no entanto, apenas fará com que as vendas voltem aos patamares de 2019, antes da pandemia da covid-19.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp
"Tivemos um volume de cerca de 15 milhões de unidades comercializadas em Finados no ano de 2019 e, devido ao isolamento social provocado pela pandemia, sofremos, em 2020, uma regressão de 15% nas vendas, quando chegamos a comercializar por volta de 13 milhões de unidades neste período. Vale lembrar que, em 2020, devido ao isolamento social, a maior parte dos estados proibiu as visitas aos cemitérios a fim de evitar aglomerações", explica Rachel Ferreira Osório, gerente Comercial da Cooperativa Veiling Holambra.
Apesar das vendas, geralmente, serem mais expressivas em torno de produtos clássicos associados à data, como os crisântemos (bolas belgas e em vasos de barro), já há alguns anos outras variedades em vaso (plantadas) vêm ganhando espaço, entre elas os Antúrios, os Lírios da Paz e os Kalanchoes).
A cada ano tem sido comum acompanhar o bom desempenho de outros produtos, como, por exemplo, as plantas verdes e as suculentas. Isso porque muitas pessoas deixaram de ir aos cemitérios e começaram a criar o hábito de homenagear seus entes queridos em casa, colocando vasos ou buquês de flores junto aos porta-retratos em aparadores e estantes, ou deixando-os em lugares onde os entes queridos, quando vivos, costumavam frequentar. Nesses casos, as flores de corte (flores e plantas cortadas), como os Lírios, Alstroemérias e Rosas, destacam-se na preferência do consumidor.
Também vale analisar que alguns produtos acabam tendo suas vendas impulsionadas devido a movimentação nas lojas para as vendas de Finados. Mesmo não estando relacionadas diretamente à data, orquídeas e outras plantas de maior valor agregado têm registrado maior volume de vendas.