CULTURA

Orquestra Sinfônica do Paraná estreia concerto virtual em parceria com o Instituto Portinari

Com primeira transmissão realizada neste domingo (10) o concerto será realizado quinzenalmente

Orquestra Sinfônica do Paraná estreia concerto virtual em parceria com o Instituto Portinari
Ao mesmo tempo que os músicos executam as obras no palco do Guairão, no cenário haverá a projeção de telas pintadas por Candido Portinari. - Foto: Divulgação/Teatro Guaíra

Dando continuidade a série de concertos virtuais, a Orquestra Sinfônica do Paraná estreia o programa Clássicos Regionais neste domingo (10), às 17 horas, em parceria com o Instituto Portinari. O evento é uma iniciativa do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (Iaosp).  A transmissão será realizada pelo canal do Youtube da Orquestra através deste link.

A ideia do programa é reunir obras clássicas de compositores como Bento Mossurunga, Brahms e Clóvis Pereira. Ao mesmo tempo que os músicos executam as obras no palco do Guairão, no cenário haverá a projeção de telas pintadas por Candido Portinari.

As telas de Portinari escolhidas para o programa mostram o regionalismo presente nas obras do artista. Meninos Soltando Pipas, por exemplo, retrata uma cena de infância com a qual a plateia consegue facilmente se identificar. 

A primeira temporada da série Clássicos Regionais vai ao ar quinzenalmente, aos domingos, nas redes sociais da Orquestra Sinfônica do Paraná. Os concertos foram gravados com pequenos grupos de músicos, respeitando as normas de prevenção da Covid-19.

Todos os concertos serão gratuitos e ficarão disponíveis para o público por tempo indeterminado após a estreia.

Maringa.Com