VACINAÇÃO

Prefeitura de Maringá é notificada por vacinar jovens com 17 anos sem comorbidades

A vacinação de adolescentes de 17 anos sem comorbidades não estava de acordo com o Plano Nacional de Imunização e para este público específico ainda não há lotes de vacinas destinados pelo Ministério

Na imagem, a fotografia apresenta uma mão feminina com esmalte laranja enchendo uma seringa com um dose de vacina.
Nesta segunda-feira (20) a vacinação contra covid-19 é destinada a gestantes, lactantes e puérperas com 17 anos ou mais contra o coronavírus. - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde de Maringá destina a vacinação contra covid-19 a gestantes, lactantes e puérperas com 17 anos ou mais contra o coronavírus. Para a população geral a faixa etária vacinada com a primeira dose voltou a ser de 18 anos ou mais. Confira os locais de vacinação neste link. 

Na última sexta-feira (17), a cidade havia avançado para a faixa de 17 anos com vacinas da Pfizer e, por isso, a Prefeitura de Maringá foi notificada pela 15 ª Regional de Saúde (RS) que emitiu a notificação como um alerta, diz o diretor Ederlei Alkamim de acordo com informações da CBN Maringá. 

A vacinação de adolescentes de 17 anos sem comorbidades não estava de acordo com o Plano Nacional de Imunização e para este público específico ainda não há lotes de vacinas destinados pelo Ministério da Saúde. 

“O município acabou antecipando e a gente notificou nesse sentido. Existiam doses específicas para esse público. A nossa preocupação é que todas as pessoas acima de 18 anos recebam sua vacina, que isso não possa sobrepor um grupo ao outro e faltar doses para aqueles que era prioridade naquele dia ou naquela remessa enviada pela Secretaria Estadual de Saúde”, explica Alkamin em entrevista à CBN Maringá.

Confira a nota da Prefeitura de Maringá sobre o caso:

“A 15ª Regional de Saúde ratificou a recomendação do Ministério da Saúde. A Prefeitura já tinha conhecimento da recomendação e optou por dar continuidade à vacinação aos 17 anos. Hoje [segunda-feira, 20] estamos aplicando as doses nas grávidas e puérperas. Quando chegar o novo lote de imunizantes, a Prefeitura vai analisar como deverá proceder”.

Maringa.Com