CORONAVÍRUS

Taxa de ocupação de leitos em Maringá se estabiliza com avanço da vacinação contra covid-19

Mais de 90 mil maringaenses já estão 100% imunizados com as duas doses ou dose única das vacinas contra covid

Taxa de ocupação de leitos em Maringá se estabiliza com avanço da vacinação contra covid-19
Ao todo, mais de 73% da população adulta maringaense já recebeu a primeira dose do imunizante, o equivalente a 351.916 pessoas. - Foto: Instagram @maringacom

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Boletim Observatório da Covid-19 divulgado nesta quarta-feira (11), nenhum estado brasileiro possui mais de 80% dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19 ocupados no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os pesquisadores do levantamento ainda destacam que o país vive o melhor momento para a ocupação de leitos desde que o indicador passou a ser monitorado pelo boletim, em julho do ano passado. A análise ainda aponta que o avanço da vacinação é o responsável pela estabilidade no sistema de saúde brasileiro. 

Em Maringá o avanço da vacinação também tem apresentado resultados positivos na ocupação de leitos da cidade e no número de casos registrados pelo município. Agosto já iniciou com um cenário menos preocupante em relação à covid-19. O último boletim, divulgado nesta quarta-feira (11), apresenta 160 novos casos, três novos óbitos e 1.015 casos ativos. Ao todo, Maringá soma mais de 1,4 mil vítimas fatais da doença.

Ocupação de leitos em Maringá no dia 11 de agosto

No entanto, os meses anteriores tiveram altos índices de ocupação e registro de novos casos na cidade. Março de 2021 foi o pior mês da pandemia em Maringá, batendo recordes de casos confirmados, óbitos e ocupação de leitos. O boletim referente ao dia 9 de março soma 498 novos casos e 11 óbitos em apenas um dia. 

Ocupação de leitos referente ao dia 9 de março

A bandeira vermelha, sinalizando alto risco de contaminação, perdurou até junho de 2021, quando o município bateu recordes de casos ativos (3.158), já somava mais de 1,3 mil óbitos e seguia com a ocupação de leitos próxima a 100%. Os dados são do boletim divulgado no dia 29 de junho de 2021. 

Ocupação de leitos em Maringá referente ao dia 29 de junho

A partir de julho, cinco meses após o início da vacinação da população, os números começaram a recuar na cidade. No dia 9 de julho o boletim epidemiológico apresentava 2.378 casos ativos e ocupação de leitos abaixo de 100%. 

Ocupação de leitos em Maringá referente ao dia 9 de julho

Apesar da falta de vacinas, que resultou até mesmo em uma ação da Prefeitura contra a secretaria estadual de saúde, Maringá já imunizou 89.295 pessoas com as duas doses da vacina e 9.065 com a dose única da Janssen. Ao todo, mais de 73% da população adulta maringaense já recebeu a primeira dose do imunizante, o equivalente a 351.916 pessoas. 

Com os avanços na contenção do coronavírus, vale ressaltar que a cidade ainda possui decretos em vigor com diretrizes e restrições para continuar com a doença controlada. O uso de máscara segue sendo imprescindível e todo o cuidado ainda salva vidas.

Maringa.Com