Taxa de ocupação de leitos em Maringá se estabiliza com avanço da vacinação contra covid-19
Mais de 90 mil maringaenses já estão 100% imunizados com as duas doses ou dose única das vacinas contra covid
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Boletim Observatório da Covid-19 divulgado nesta quarta-feira (11), nenhum estado brasileiro possui mais de 80% dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19 ocupados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os pesquisadores do levantamento ainda destacam que o país vive o melhor momento para a ocupação de leitos desde que o indicador passou a ser monitorado pelo boletim, em julho do ano passado. A análise ainda aponta que o avanço da vacinação é o responsável pela estabilidade no sistema de saúde brasileiro.
Em Maringá o avanço da vacinação também tem apresentado resultados positivos na ocupação de leitos da cidade e no número de casos registrados pelo município. Agosto já iniciou com um cenário menos preocupante em relação à covid-19. O último boletim, divulgado nesta quarta-feira (11), apresenta 160 novos casos, três novos óbitos e 1.015 casos ativos. Ao todo, Maringá soma mais de 1,4 mil vítimas fatais da doença.
No entanto, os meses anteriores tiveram altos índices de ocupação e registro de novos casos na cidade. Março de 2021 foi o pior mês da pandemia em Maringá, batendo recordes de casos confirmados, óbitos e ocupação de leitos. O boletim referente ao dia 9 de março soma 498 novos casos e 11 óbitos em apenas um dia.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
A bandeira vermelha, sinalizando alto risco de contaminação, perdurou até junho de 2021, quando o município bateu recordes de casos ativos (3.158), já somava mais de 1,3 mil óbitos e seguia com a ocupação de leitos próxima a 100%. Os dados são do boletim divulgado no dia 29 de junho de 2021.
A partir de julho, cinco meses após o início da vacinação da população, os números começaram a recuar na cidade. No dia 9 de julho o boletim epidemiológico apresentava 2.378 casos ativos e ocupação de leitos abaixo de 100%.
Apesar da falta de vacinas, que resultou até mesmo em uma ação da Prefeitura contra a secretaria estadual de saúde, Maringá já imunizou 89.295 pessoas com as duas doses da vacina e 9.065 com a dose única da Janssen. Ao todo, mais de 73% da população adulta maringaense já recebeu a primeira dose do imunizante, o equivalente a 351.916 pessoas.
Com os avanços na contenção do coronavírus, vale ressaltar que a cidade ainda possui decretos em vigor com diretrizes e restrições para continuar com a doença controlada. O uso de máscara segue sendo imprescindível e todo o cuidado ainda salva vidas.