EDUCAÇÃO

Rede municipal de ensino volta às aulas presenciais na próxima quarta-feira (28)

Calendário escolar inicia na segunda (26) com Jornada Pedagógica

Rede municipal de ensino volta às aulas presenciais na próxima quarta-feira (28)
Serão mais de 4 mil professores e mais de mil funcionários em outras funções envolvidos na Jornada Pedagógica. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

O retorno do calendário presencial escolar de Maringá começa na próxima segunda, 26 de julho, com a Jornada Pedagógica. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou 10 temas para a formação continuada dos professores da educação infantil e fundamental. Serão mais de 4 mil professores e mais de mil funcionários em outras funções envolvidos na Jornada. 

“São temas que contribuem para maior conhecimento e desenvolvimento dos servidores”, afirma a secretária Tania Periotto. Cada servidor pode escolher assuntos por afinidade ou necessidade de aperfeiçoamento. Os instrutores vão abordar questões emocionais para que todas as equipes da Secretaria de Educação estejam prontas para recepcionar os alunos após um longo período de ausência das salas de aula e do convívio com os colegas.

No dia 27, cada uma das 118 unidades escolares (54 escolas e 64 Centros de Educação Infantil) promoverá reunião pedagógica entre professores e diretores para discutir novamente todos os protocolos de segurança. “Serão os últimos preparativos para o início das aulas presenciais no dia 28”, ressalta  Tania Periotto.

O retorno das aulas do ensino presencial serão no formato escalonado, com os alunos divididos em duas turmas. Uma turma terá aulas presenciais na escola, enquanto outra receberá atividades para fazer em casa. Os alunos que estarão a distância terão o suporte das respectivas escolas.

A distribuição dos alunos será feita de acordo com o tamanho da sala. A média normal é de 25 alunos e a determinação é ocupar no máximo 50% da capacidade dos espaços. As aulas retornarão também nas escolas onde o município tem vagas compradas para crianças de 0 a 3 anos.

Prefeitura de Maringá