SEGURANÇA

Campanha recebe inovação para aumentar segurança

A implantação do aceno com a mão para que o pedestre se torne mais visível ao motorista no momento de atravessar a faixa.

Esta é a inovação adotada pela Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) no primeiro aniversário de atividades da campanha “Faixa: Tô Parando Nessa”, criada pela administração municipal com a proposta de preservar vidas no trânsito.

Colocada em prática em Maringá em setembro do ano passado, a campanha de respeito aos pedestres procura estimular a parada voluntária dos condutores de veículos nas faixas de segurança localizadas em 62 pontos onde não há semáforos nas vias.

"A partir de agora o pedestre vai dar uma 'mãozinha' e colaborar com o motorista, sinalizando quando ele quiser atravessar na faixa”, comenta o secretário Valdir Pignata.

Segundo o secretário, o sinal não é obrigatório e deverá ser usado pelo pedestre apenas para que o motorista veja a intenção dele em atravessar a via.

“Ao ser visto na calçada pelo motorista, a segurança do pedestre se torna ainda mais reforçada durante a travessia”, complementa.

Por meio da utilização de folhetos explicativos, a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) procura esclarecer que a parada voluntária só deve ser feita pelos condutores nas faixas de segurança localizadas em 62 pontos onde não há semáforo no trânsito.

“Nos locais onde há semáforo instalado os motoristas e pedestres devem obedecer à sinalização para atravessar a pista”, destaca Pignata, lembrando também que nos pontos onde há apenas faixas de segurança, sem semáforo instalado, não só os motoristas de carros devem dar preferência aos pedestres.

"Também os ciclistas, motociclistas e condutores de ônibus, caminhões e outros veículos, motorizados ou não, devem respeitar a travessia dos pedestres", orienta.

Mais informações: 3221-8500 (Setran)