MEIO AMBIENTE

Plano Mata Atlântica de Maringá é referência em encontro nacional

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Maringá foi destaque em um encontro nacional. A bióloga e gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Anna Cristina Esper Amaro de Faria esteve na última semana em São Paulo a convite do Ministério do Meio Ambiente para participar do Encontro de Intercâmbio das Iniciativas e Validação do Roteiro Metodológico sobre os planos.

Segundo Anna Cristina, as atividades de implementação do plano de Maringá foram apresentadas e a cidade foi mais uma vez elogiada por sair na frente com ações já realizadas e em andamento. "O nosso plano continua sendo referência para as cidades do Sul do país", disse.

O evento foi realizado na Universidade Nove de Julho – UNINOVE, com o objetivo de consolidar e avaliar atividades de mobilização e capacitação em Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, apresentar e avaliar Planos elaborados ou em elaboração e trocar experiências dos projetos demonstrativos, além de avaliar e validar o roteiro metodológico para elaboração dos planos e propor a continuidade das iniciativas de fomento.

O diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, comentou que "Maringá se tornou referência nacional quando aprovou a lei proibindo novas construções nas áreas de fundos de vales e largura mínima de 60 metros nas áreas de preservação permanente".

A bióloga Vanise Sebben, de Caxias do Sul, também começou sua apresentação dizendo que Maringá é referência em Meio Ambiente e que as cidades deveriam se espelhar aqui. "Agradeço pela ajuda que o município deu durante a elaboração do Plano da Mata Atlântica de Caxias do Sul", afirmou convidando representantes de Maringá para participar do lançamento.