ANIVERSÁRIO DE MARINGÁ

De show da Shakira até campeonatos de sumô: veja algumas curiosidades e fotos históricas de Maringá

Shows internacionais, eventos inesperados e até mesmo um tobogã gigante fazem parte dos 74 anos de história da Cidade Canção

De show da Shakira até campeonatos de sumô: veja algumas curiosidades e fotos históricas de Maringá
A prática do sumô era uma das principais atividades da família Taguchi, residente de Maringá. - Foto: Reprodução

Em comemoração aos 74 anos de Maringá neste 10 de maio, separamos cinco curiosidades históricas para relembrar momentos marcantes da nossa amada cidade. Shows internacionais, eventos inesperados e até mesmo um tobogã gigante fazem parte da história da Cidade Canção. As curiosidades foram apuradas e divulgadas pelo projeto Maringá Histórica, confira:

CAMPEONATOS DE SUMÔ - Entre as décadas de 50 e 80 a casa da família Taguchi, localizada onde hoje seria o Guaiapó, foi palco de diversos campeonatos de sumô - tradicional esporte japonês que era uma das principais atividades da família oriental. Na foto abaixo, é possível ver Mitsuzo, Torao, Yoshinori e Kazumi Taguchi, durante os anos 50.

Família Taguchi em campeonato de sumô

FONTES ILUMINADAS - Há registros de que o prefeito Américo Dias Ferraz, durante seu mandato, quis instalar sete fontes luminosas por Maringá. No entanto, foram encontradas apenas fotos de duas fontes iluminadas. A foto abaixo é a fonte localizada na Praça Raposo Tavares. 

Fonte iluminada da Praça Raposo Tavares

SUPER TOBOGÃ - No final da década de 80 havia um grande tobogã na avenida Tiradentes da cidade. De acordo com informações do Maringá Histórica, a atração era administrada pela Toboganlândia Maringá e funcionava ainda quando a Catedral estava em construção.

 Tobogã na praça da Catedral de Maringá

CARROSSEL - Você sabia que em meados da década de 60 uma das principais atrações de Maringá era um carrossel? O sucesso inegável está registrado em uma fotografia onde maringaenses fazem fila debaixo de chuva para se divertir no brinquedo. Conforme o Maringá Histórica, o local da instalação do carrossel é incerto mas acredita-se que o brinquedo tenha ficado em frente à atual Câmara Municipal de Maringá.

Carrossel de Maringá

SHOWS MARCANTES - Por último mas não menos importante, vamos relembrar alguns shows históricos que foram realizados em solo maringaense. Grandes nomes nacionais como Angélica, Mamonas Assassinas e Barão Vermelho já estiveram na Cidade Canção. Artistas internacionais como Menudo e até mesmo Shakira também compõem a lista de apresentações musicais da cidade. 

Barão Vermelho realizou um show em Maringá no ano de 1985 no Ginásio Chico Neto. Na época, Cazuza ainda era vocalista da banda.O ano de 1985 também teve a boy band Menudo se apresentando para os maringaenses.

 Barão Vermelho em Maringá

Em 1989 tivemos Angélica brilhando no Estádio Willie Davids. De acordo com o Maringá Histórica, o show foi realizado através da primeira edição da PromoAcim, evento promovido pela Associação Comercial de Maringá (Acim).

 Angélica em Maringá

A apresentação de Shakira em Maringá foi realizada no ano de 1997, durante a primeira turnê internacional da colombiana. A jovem se apresentou em uma antiga casa noturna da cidade, localizada próximo à Praça Rocha Pombo.

 Shakira em Maringá

74 ANOS DE HISTÓRIA - Fatos marcantes na história de Maringá neste 74 anos é o que não falta. O projeto Maringá Histórica realiza o trabalho de relembrar, pesquisar e coletar informações acerca do passado e construção da Cidade Canção. Mais informações sobre Maringá e sua história podem ser consultadas também na seção História do Maringa.Com, dividindo os principais acontecimentos de Maringá em décadas.

Maringa.Com