CORONAVÍRUS

Nove prefeituras do Paraná não adotaram plano de vacinação contra a covid-19

Além disso, outras 38 devem entregar ao TCE (Tribunal de Contas) o detalhamento do processo de imunização nos municípios até o dia 15 de fevereiro

Nove prefeituras do Paraná não adotaram plano de vacinação contra a covid-19
Os dados demonstram que mais de 30% delas não adotaram a primeira medida e quase 65% deixaram de implementar a segunda. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nove prefeituras do Paraná ainda não concluíram a adoção de um plano de vacinação contra a Covid-19. Além disso, outras 38 devem entregar ao TCE (Tribunal de Contas) o detalhamento do processo de imunização nos municípios até o dia 15 de fevereiro.

De todas as 361 prefeituras que já preencheram os formulários, 252 divulgaram à população os critérios de priorização dos grupos para imunização, enquanto 130 realizaram campanha de orientação sobre a importância da vacinação.

Os dados demonstram que mais de 30% delas não adotaram a primeira medida e quase 65% deixaram de implementar a segunda. Muitos municípios também informaram que implantaram o plano somente após receberem o questionário.

Sendo que 355 deles também alegaram terem utilizado os critérios de escalonamento para vacinação dos trabalhadores da saúde nos moldes preconizados pelo anexo II do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 do Estado do Paraná.

Por fim, 319 prefeitos disseram já ter efetuado o registro da movimentação do estoque de vacinas no sistema de informações do Ministério da Saúde. O objetivo do questionário é verificar se os prefeitos estão seguindo os planejamentos federal e estadual para aplicação das vacinas.

Os formulários devem ser preenchidos em conjunto com a apresentação de documentação comprobatória das medidas necessárias para viabilizar a imunização da população. O documento prevê os seguintes grupos como prioritários: idosos em instituições de longa permanência, profissionais de saúde que atendam pacientes acometidos pela doença e indígenas.

Essa é a primeira fase de um processo de fiscalização que está sendo realizado em parceria com o TCU (Tribunal de Contas da União), cuja intenção é acompanhar todo o mecanismo de vacinação contra a doença no Paraná.

Paraná Portal