GREVE

Motoristas da TCCC e Cidade Verde entram em greve por não receberem pagamentos integrais

De acordo com a direção da TCCC, a empresa pagou 50% do valor e parcelará o restante devido a crise da pandemia que provocou um déficit no caixa

Motoristas da TCCC e Cidade Verde entram em greve por não receberem pagamentos integrais
Ainda na manhã desta segunda-feira (8) uma reunião será realizada na Prefeitura de Maringá. - Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Na manhã desta segunda-feira (8) os motoristas da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e da Cidade Verde suspenderam suas atividades por não receberem os salários integrais. O terminal urbano está vazio e nenhum ônibus circula pela cidade. De acordo com a direção da TCCC, a empresa pagou 50% do valor e parcelará o restante devido a crise da pandemia que provocou um déficit no caixa.

Ainda na manhã desta segunda-feira (8) uma reunião será realizada na Prefeitura de Maringá. De acordo com SIACOM "secretários e o prefeito Ulisses Maia vão falar sobre a posição da prefeitura com relação às denúncias dos trabalhadores da concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção, de que a empresa não tem capacidade de honrar o pagamento dos salários dos seus funcionários, o que pode indicar que ela não tem condições  de cumprir compromisso contratual de prestar servicos de qualidade aos usuários do transporte coletivo."

NOTIFICAÇÃO - Segundo o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, a empresa terá que comprovar que tem capacidade de honrar o contrato. O secretário explica o teor das notificações. As informações foram divulgadas pela CBN Maringá.

“A primeira das notificações é em função de funcionários da empresa terem procurado a Prefeitura de Maringá na semana passada e dito que a empresa teria comunicado a eles que ela estaria em uma situação financeira complicara e que por isso não poderia honrar o compromisso de janeiro. A Prefeitura, então, está fazendo um notificação com diversas demandas, para ter ciência efetiva do atual estágio de gestão financeira da empresa […]. A empresa está há dez anos com contrato da cidade, tem mais dez anos de contrato ainda, então é fundamental que essa empresa mantenha uma gestão financeira eficiente para honrar o contrato concessionado”, detalha.

“A segunda notificação é que a empresa, com colaboradores em greve, teria que ser responsável por manter 30% da frota em funcionamento para atender a população, o que, segundo os levantamentos que temos neste momento, não está ocorrendo”, acrescenta Cordiolli.

Ainda de acordo com ele, não há por enquanto previsão de notificação para rescisão de contrato, como o prefeito chegou a anunciar no Twitter no fim de semana.

“O que a Prefeitura quer, de fato, é que a empresa funcione bem e atenda adequadamente o que está no contrato, porque se ela dizer isso estará atendendo bem a população de Maringá. Evidentemente que, se a empresa não demonstrar uma sanidade financeira, ou estiver enfrentando outras dificuldades, e que isso comprometa a prestação de serviços, a Prefeitura vai avaliar. Isso pode ser desde uma penalização, uma multa, mas em um limite é possível isso [rescisão]. Isso não está no nosso horizonte”, destaca.

Mais informações serão divulgadas em breve. 

Maringa.Com