VACINAÇÃO

Maringá recebe novo lote com 4 mil doses de vacinas AstraZeneca

Com a chegada no novo lote, a média de profissionais de saúde a serem vacinados é de 9,5 mil

Maringá recebe novo lote com 4 mil doses de vacinas AstraZeneca
Nesta segunda-feira (25), a campanha segue no Hospital do Câncer, laboratórios que fazem exames PCR, serviços de tomografia e motoristas de ambulâncias, finalizando as doses da Coronavac.  - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Novo lote de vacina para a campanha contra o coronavírus chegou no Aeroporto de Maringá neste domingo (24), pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Desta vez é a vacina vinda da Índia, produzida pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca. São mais 4 mil doses destinadas ao município. O diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, a secretária de Saúde de Maringá, Maria da Penha Sapata, e o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, estavam presentes.

Com a chegada no novo lote, a média de profissionais de saúde a serem vacinados é de 9,5 mil. Os 625 idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência, que fazem parte da primeira fase, já foram vacinados. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, disse que esse é mais um momento para celebrar a esperança. “Não vamos medir esforços até que todos os maringaenses sejam imunizados. O grupo prioritário continua sendo profissionais da saúde da linha de frente”, afirmou. 

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, reforçou a importância de imunizar todos os profissionais de saúde. “Precisamos terminar a imunização dos que estão na linha de frente no combate ao coronavírus”, disse. Também enfatizou a importância da população continuar com as medidas de prevenção ao coronavírus. “A expectativa do governo estadual é vacinar os grupos prioritários até maio”. 

A secretária interina de Saúde de Maringá, Maria da Penha Sapata, destacou que a campanha segue o Plano de Imunização do Ministério da Saúde. “Já vacinamos 5.092 pessoas entre os dias 19 e 22 de janeiro. Vamos continuar a estratégia vacinal com os profissionais da saúde”, afirmou. O diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, explicou que a chegada do novo lote de vacinas dá continuidade da campanha de vacinação. “A única diferença é o intervalo de doses. Enquanto a Coronavac é de três semanas e da AstraZeneca é de 12 semanas”, afirmou. 

Nesta segunda-feira (25), a campanha segue no Hospital do Câncer, laboratórios que fazem exames PCR, serviços de tomografia e motoristas de ambulâncias, finalizando as doses da Coronavac. 

Prefeitura de Maringá