VACINAÇÃO

Vacinação contra covid-19 tem início nesta terça-feira (19) às 14 horas em Maringá

Nesta primeira etapa da primeira fase, 5.185 pessoas serão imunizadas: profissionais da saúde atuantes na linha de frente, idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos

Vacinação contra covid-19 tem início nesta terça-feira (19) às 14 horas em Maringá
Neste primeiro momento, Maringá receberá 6 mil doses para dar início à primeira etapa da Campanha de Vacinação. - Foto: Divulgação

De acordo com a Prefeitura de Maringá, a chegada das doses na cidade está prevista para acontecer ao meio dia. As primeiras doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan chegará de helicóptero acompanhada do secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, no Aeroporto Regional de Maringá. Após receber as doses, um comboio percorrerá as principais ruas da cidade, em direção ao Hospital Municipal, para a cerimônia de abertura da campanha de vacinação às 14 horas. 

Neste primeiro momento, Maringá receberá 6 mil doses para dar início à primeira etapa da Campanha de Vacinação. A primeira dose será aplicada em profissionais da linha de frente, com uma cerimônia marcada por homenagens aos trabalhadores da área da saúde. Ainda hoje, de acordo com a Prefeitura de Maringá, será a vez de um dos idosos do asilo São Vicente de Paulo receber uma dose. A previsão é de que 5.185 pessoas sejam imunizadas, incluindo idosos, profissionais da linha de frente e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos.

“Essa é a primeira etapa da primeira etapa. Vamos vacinar os trabalhadores de saúde que atuam nos setores  de enfrentamento da pandemia do coronavírus, além dos idosos asilados e trabalhadores de instituição de longa permanência. A vacinação será realizada de forma itinerante, ou seja, no próprio local de trabalho.”, afirmou a secretária de Saúde de Maringá, Maria da Penha Sapata. 

PLANO DE VACINAÇÃO – O Plano de Vacinação da Secretaria de Saúde de Maringá será dividido em 5 fases. A primeira é destinada para os trabalhadores da saúde, moradores e trabalhadores de asilos, totalizando 17.570 pessoas e 35.140 doses. A segunda fase é para pessoas maiores de 60 anos, o que corresponde a 57.409 pessoas e 114.818 doses.

A terceira fase é destinada para pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, demais indivíduos imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade grau 3 e síndrome de down. A população estimada é de 12.129 pessoas e 24.258 doses.

A quarta fase será para pessoas em situação de rua, serviço funerário, trabalhadores de força de segurança e salvamento, trabalhadores educacionais e da assistência social, trabalhadores do transporte Coletivo/Aéreo/Ferroviário/Caminhoneiros, população Privada de liberdade e trabalhadores do Sistema Prisional. São 12.129 pessoas estimadas e 24.258 doses. A última fase é para pessoas menores de 60 anos, o que corresponde a 217.695 pessoas e 435.390 doses.

Confira em tempo real a chegada das doses da CoronaVac em Maringá

Maringa.Com