CORONAVÍRUS

Saiba o que fazer se o teste para Covid-19 der positivo

UPA Zona Sul, exclusiva para tratamento de Covid-19 em Maringá, deve ser o ponto de partida após o resultado ser confirmado

Saiba o que fazer se o teste para Covid-19 der positivo
A ida ao hospital sem estar com a doença aumenta os riscos de contaminação ao ter contato com transmissores da Covid-19. - Foto: Divulgação

Depois que um teste positivado para Covid-19; é imprescindível ao cidadão saber como proceder a partir desse momento. Conforme o alerta dos especialistas da Secretaria de Saúde, uma unidade básica de saúde (UBS) ou UPA mais próxima da residência dos usuários, ou especialiizada em tratamento para coronavírus, será o ponto de partida para qualquer providência que precise ser tomada.

“Depois do resultado positivo, se o teste foi realizado em uma UBS, o médico dará a orientação adequada, seja isolamento domiciliar ou internação, dependendo do quadro clínico”, informa o subsecretário de Vigilância à Saúde, Eduardo Hage.

A ida ao hospital sem estar com a doença aumenta os riscos de contaminação ao ter contato com transmissores da Covid-19. Enquanto isso, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde notifica e investiga os casos positivos. “Em conjunto com as Equipes de Saúde da Família, procedemos o monitoramento dos casos por 14 dias, a partir do início dos sintomas, além de avaliar a presença de contatos domiciliares com esse caso positivo”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde.

Ou seja, quando algum membro da família testa positivo para a Covid-19, todos do grupo familiar são orientados a observar a presença de sintomas. Caso apresentem algum, devem procurar a UBS. Se for uma pessoa assintomática que entrou em contato com algum caso confirmado, o indicado para ela será ficar em isolamento social.

“Lembrando que todo caso positivo, ao ser notificado na unidade de saúde, entra na estatística da Secretaria de Saúde, sem necessidade de refazer o teste”, ressalta Eduardo Hage.

ÓBITOS – Todo óbito suspeito de Covid-19 é submetido ao exame de RT-PCR, mais conhecido como swab nasal e oral. Ele é considerado pelos infectologistas a técnica padrão ouro no diagnóstico da doença. Se o óbito for confirmado como positivo, então é notificado e entra nos registros de casos. “Os óbitos suspeitos ou com anotação na declaração de óbito são priorizados para realização de exame de RT-PCR”, afirma o subsecretário.

Contudo, como o resultado do teste costuma sair em até 72 horas, na declaração de óbito pode constatar ser por Covid-19 e, às vezes, só entrar na estatística depois que confirma. “Quando o resultado é positivo, na maioria das vezes em até 24 horas, é notificado. Quando é negativo, a unidade onde o paciente faleceu procede a correção na declaração de óbito”, destaca Eduardo Hage.

Agência Brasília