GERAL

Evento da UEM debate cunicultura no continente americano

Será aberto, hoje (21), às 20 horas, no Hotel Deville em Maringá, o 3ª Congresso de Cunicultura das Américas, promovido pela Universidade Estadual de Maringá.

O evento, que vai até o dia 23, reunirá pesquisadores de 13 países das Américas e da Europa, representando os principais centros mundiais de pesquisa em criação de coelhos.

Segundo o professor do Departamento de Zootecnia e coordenador do Congresso, Cláudio Scapinello, um dos propósitos é fomentar uma discussão técnico-científica capaz de estimular a cunicultura no Brasil e nas Américas.

A produção anual brasileira, hoje em torno de 12 mil toneladas de carcaça, ainda não tem expressão econômica, se comparada a de países como a Itália, França e Espanha, maiores produtores mundiais.

Cada um coloca, em média, 200 mil toneladas anuais no mercado.

O Brasil, segundo o professor apresenta condições climáticas e logísticas que garantem baixos custos de produção.

A primeira palestra, marcada para o dia 22, às 9h30, no Centro de Convenções do Deville, será com o presidente da Associação Mundial de Cunicultura, o norte-americano Steven Lukefahr, que falará sobre modelos de produção em pequena escala.

Uma mesa-redonda, composta por representantes de oito países, está programada para o encerramento do evento.

Tomando por base as apresentações feitas durante essa mesa, será elaborado um documento oficial sobre políticas de desenvolvimento da cunicultura nas Américas, que servirá de instrumento na busca de apoio governamental para implantação de programas nessa área.

Outras informações pelo telefone (44) 3261-4348 ou no site www.arc.uem.br