CORONAVÍRUS

Hospital Universitário de Maringá vai reabrir dez leitos de UTI e prepara contratação de médicos

Segundo a superintendente do Hospital Universitário de Maringá, Elisabete Kobayashi, o que ainda impede a reabertura dos leitos é a falta de mão de obra

Hospital Universitário de Maringá vai reabrir dez leitos de UTI e prepara contratação de médicos
Atualmente, o local está com 75% de ocupação nos leitos de UTI e enfermaria. - Foto: Divulgação

O Hospital Universitário de Maringá se prepara para reabrir dez leitos de UTI para covid-19. Atualmente, a unidade conta com 20 leitos do tipo, mas tenta se preparar para um possível aumento de casos de coronavírus na cidade nas próximas semanas. Atualmente, o local está com 75% de ocupação nos leitos de UTI e enfermaria.

Segundo a superintendente do Hospital Universitário de Maringá, Elisabete Kobayashi, o que ainda impede a reabertura dos leitos é a falta de mão de obra. Pensando nisso, o HUM também deve contratar novos médicos, inclusive recém-formados, que irão passar por treinamento.

“Nossa escala de médicos a gente não consegue fechar, temos um problema sério com relação a recursos humanos. Muitos acabam tirando férias no final de ano. Esse ano, atipicamente, todo o contingente médico esteve trabalhando o ano todo, devido à pandemia. Com esse aumento no número de casos, de internação na rede privada, houve uma migração de médicos, estamos compartilhando médicos. Temos poucos intensivistas na cidade”, explicou.

CBN Maringá