CIDADE

Mutirão contra escorpiões segue na Zona 6

Moradores da área compreendida entre a avenida Brasil e as ruas Castro Alves e Victal Possini, na Zona 6, devem atender à solicitação da Vigilância Sanitária e retirar os entulhos de seus quintais até o domingo (20), para evitar o aparecimento do escorpião amarelo.

A partir da segunda-feira (21) caçambas da Secretaria dos Serviços Públicos passarão recolhendo o material.

A ação tem sido intensificada pela Vigilância Sanitária de Maringá para evitar o aparecimento do escorpião amarelo, em locais onde há mais incidência, conforme afirma a coordenadora de zoonoses e pragas, Marilda Fonseca de Oliveira, que alerta que a ação mais eficiente contra os escorpiões é o saneamento ambiental.

Para realizar a limpeza dos quintais, Marilda orienta que para manusear os materiais é preciso usar luvas de raspa de couro e calçados, para evitar que os escorpiões piquem as pessoas.

Os escorpiões vivem sob entulhos, materiais de construção, troncos de madeira, em construções, muros sem reboque, calçadas quebradas, galerias pluviais e bocas-de- lobo: ”eles gostam de lugares úmidos e escuros”, destaca.

O alimento são baratas, grilos e pequenos insetos, “por isso é preciso manter a grama bem aparada e os quintais limpos”, afirma Marilda.

Ela afirma que essa é a melhor maneira de prevenir o aparecimento dos escorpiões.

As regiões com maior incidência do escorpião são as Zonas 5, 6, 7 e 10 e os jardins Alvorada e América, onde é possível observar terrenos tomados por matagais; casas de madeira, mal conservadas e prédios abandonados.

Nas sedes de empresas de transportes também ocorrem focos.

Informações com Marilda, na Vigilância Sanitária, telefone 3218-3191