SAÚDE

Espaço Saúde do Iguaçu será neste domingo

Será realizado neste domingo (20), na Unidade Básica de Saúde – UBS Iguaçu o Espaço Saúde, uma feira que promoverá a saúde para a comunidade do local.

Esta é a terceira vez que o evento será realizado, promovido pelo Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa Maringá Saudável.

O horário de atendimento à população será das 8 às 17 horas.

A estrutura da Espaço Saúde contará com 20 estandes, onde a população poderá verificar suas condições físicas e de saúde e receber orientações sobre qualidade de vida.

Além de servidores municipais, professores, técnicos e alunos de cursos de diversas instituições de Ensino Superior de Maringá, vão colaborar com a realização do evento.

Na entrada da feira as pessoas receberão uma ficha para avaliação.

Depois, conduzidos por estudantes de ensino superior, visitarão os estandes.

Lá poderão degustar alimentos saudáveis; receber orientações sobre prevenção de câncer intestinal e do colo do útero; sobre saúde bucal; verificar a pressão arterial, glicemia, condicionamento físico; receber informações sobre dengue, amamentação, nutrição e temperança; conhecer a massoterapia; aprender sobre cuidados com os alimentos; receber vacinas complementares do esquema básico de vacinação; receber orientações sobre tabagismo; avaliar sua idade biológica; receber aconselhamento sobre mudanças de hábitos; e visitar a Academia da Terceira Idade – ATI.

Também poderão assistir apresentação musical do Teatro Nosso Amiguinho.

O Espaço Saúde está inserido no programa Maringá Saudável, que segue as diretrizes de “municípios de comunidades potencialmente saudáveis” da Organização Mundial da Saúde, a OMS, e da Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas.

É um projeto inovador, focado na mudança da cultura do tratamento da doença para o investimento na promoção da saúde.

A meta é melhorar a qualidade de vida dos maringaenses, a partir de uma série de atividades físicas, culturais, esportivas, educacionais, nutricionais e de cidadania.

A base do trabalho é a participação popular.

As comunidades são ouvidas. As propostas agrupadas e analisadas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial do Maringá Saudável.