CURSO

Cesumar cria novos cursos para 2008

Dando continuidade ao plano de expansão, o Cesumar (Centro Universitário de Maringá) irá abrir em 2008 quatro novos cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Gestão em Produção Sucroalcooleira, Estética e Cosmética, além de investir na abertura de cursos na área de saúde no período noturno, como Fonoaudiologia e Fisioterapia.

As novas opções, que terão vestibular já em novembro, têm por objetivo atender a demanda regional. Ao mesmo tempo, o vice-reitor, Wilson de Matos Filho, acredita que o ensino superior precisa continuar crescendo para atender ao número de jovens brasileiros que ainda precisa ingressar na universidade. Só 14% dos que têm entre18 e 24 anos estão no ensino superior.

“Investimos em cursos que contemplam áreas em franco crescimento no país, caso da Gestão Sucroalcooleira, ou em outros para os quais existem poucas vagas na região, como é o caso das engenharias”, comentou Wilson Filho. “Nossa intenção é ampliar as oportunidades para as pessoas que têm interesse nessas áreas, como também na estética, que tem amplo campo de trabalho em Maringá, exigindo, por conta das novas tecnologias e produtos cada vez mais sofisticados, pessoas bem qualificadas”, completou.

De acordo com o engenheiro elétrico e professor do Cesumar, Evandro Cherubini, o sucroalcooleiro é um campo de grande demanda profissional na atualidade. “O Brasil lidera as pesquisas mundiais nesta área e as usinas estão solicitando muitos profissionais, admitindo até mesmo os de outras áreas”, observou.

O Paraná é o segundo maior produtor de açúcar e álcool do país e possui o maior grupo sucroalcooleiro da região Sul. Além das 28 usinas que operam no Estado e outras quatro em implantação, o projeto do gasoduto ligando a região Norte a Paranaguá poderá ser outro fator que vai alavancar ainda mais o setor.

Como explica o professor Cherubini, o profissional que se formar em gestão sucroalcooleira poderá gerenciar todos os processos de produção desde a entrada da cana na usina até a saída do produto final, além de encontrar campo de trabalho em empresas terceirizadas que fazem prestação de serviços para as usinas.

Quanto ao curso de Estética e Cosmética, a diretora de Ensino do Cesumar, Solange Lopes, acredita que será de grande valor, visto que Maringá destaca-se nesta área. “As pesquisas e o avanço nos tratamentos estéticos estão exigindo um profissional altamente qualificado para atuar com mais segurança. Ao encontro desta proposta é que o nosso curso vai caminhar”, assegurou.

O Vestibular de Verão do Cesumar será no dia 25 de novembro e as inscrições estarão abertas no período de 8 de outubro a 20 de novembro. Mais informações no site www.cesumar.br.

Cesumar