MANIFESTAÇÕES

Entidades maringaenses organizam ato contra xenofobia e racismo

O ato "Maringá Contra a Xenofobia e o Racismo" será realizado neste sábado (14) a partir das 15 horas na Praça da Catedral

Entidades maringaenses organizam ato contra xenofobia e racismo
Em junho, outro ato contra genocídio negro e indígena foi realizado na Praça da Catedral após a repercussão do caso de George Floyd. - Foto: Divulgação

Após a repercurssão do caso onde dois angolanos são vítimas de violência e racismo dentro de uma conveniência de Maringá, entidades se mobilizaram e organizaram um ato de repúdio. "A iniciativa visa deixar claro que a xenofobia e o racismo não podem ser tolerados ou justificados sob qualquer pretexto" afirma a organização do ato em nota oficial. No vídeo viralizado é possível ver os dois angolanos sendo ofendidos com termos racistas e xenofóbicos e depois são arrastados para fora do estabelecimento, um está desacordado. 

Na manhã de ontem (12) o estabelecimento divulgou imagens esclarecendo os fatos através de uma nota oficial. A briga teria começado após um dos clientes ser barrado na entrada do local, por estar sem máscara. O advogado das vítimas, Mário Henrique Alberton, afirma que os termos "preto", "volta pro seu lugar" e "haitianos de merda" caracterizam o crime de racismo. 

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais de Maringá, do Ministério Público do Paraná (MPPR). Além disso, o Consulado da Angola no Brasil foi comunicado e deve chega à Maringá nos próximos dias para acompanhar os desdobramentos do caso.

SOBRE O ATO – O ato "Maringá Contra a Xenofobia e o Racismo" será realizado neste sábado (14) a partir das 15 horas na Praça da Catedral. A organização do ato afirma que em razão da pandemia de covid-19, o protesto seguirá todas as recomendações para eventos a céu aberto. Será imposto distanciamento seguro, uso obrigatório de máscaras por todos e higienização constante de objetos. No protesto haverá espaço para discussões sobre a questão e apresentações culturais. Recomenda-se o uso de roupas pretas. O ato é organizado por entidades sindicais, da educação e movimentos sociais. 

Maringa.Com