Paraná autoriza retomada de eventos e ensino profissionalizante presencial
Entre as regras estão a capacidade máxima de 50% nos locais, uso obrigatoriedade de máscara e distanciamento máximo de no mínimo de 1,5 metro entre as pessoas participantes
O Governo do Paraná emitiu decreto nesta quinta-feira (4), autorizando e normatizando a realização de eventos e de aulas e atividades de ensino profissionalizante no estado.
Entre as regras estão a capacidade máxima de 50% nos locais, uso obrigatoriedade de máscara e distanciamento máximo de no mínimo de 1,5 metro entre as pessoas participantes.
Esse novo decreto não libera eventos de massa, com risco de aglomeração e impossibilidade de garantir o distanciamento físico, que dessa forma seguem suspensos.
O não cumprimento das normais previstas no decreto nº 6080/20 pode render penalidades civis ou penais para os responsáveis pela realização do evento.
“A pandemia da Covid-19 segue e precisamos cumprir os compromissos e atividades que temos com muito cuidado para evitar que mais pessoas morram e mais pessoas fiquem em estado grave. Embora pareça que os números estão baixando e que a situação é de estabilidade, reforçamos que a continuidade dos cuidados é fundamental”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
O decreto nº 6080/20 também estabeleceu regras para a retomada do ensino profissionalizante para alunos do ensino médio. Já aulas presenciais em escolas públicas e privadas seguem vetadas.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
As atividades de ensino profissionalizante precisam ser realizadas em locais autorizados pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), com conteúdo educacional previsto no plano de educação e com assinatura de termo de consentimento pelo estudante ou responsável legal.
Já universitários também poderão retomar estágios supervisionados em universidades estaduais, seguindo os mesmos critérios apontados acima para o ensino profissionalizante.
“A retomada dos estágios fora da universidade, seguindo todos os critérios definidos pela Secretaria da Saúde, atende à necessidade dos alunos que precisam cumprir essa carga horária. As universidades estavam sendo muito demandadas neste sentido”, avaliou o assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Athayde.
CONFIRA AS REGRAS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS
- Local garantir condições de distanciamento físico de no mínimo 1,5 metro entre as pessoas (frequentadores e trabalhadores);
- Plano de Contingência obrigatório para cada estabelecimento;
- Capacidade máxima de 50% do total autorizado pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária;
- Uso de máscara obrigatório para frequentadores e trabalhadores;
- Uso preferencial de arejamento natural, com ar-condicionado (quando imprescindível) limpo e com manutenção em dia;
- Disponibilização de álcool gel 70% em diversos locais de fácil acesso;
- Controle da entrada do número de pessoas no evento;
- Venda de ingressos realizada preferencialmente online;
- Organização no fluxo de entrada e saída para evitar aglomerações.
Segundo boletim divulgado pela Sesa nesta quarta-feira (5), o Paraná registra desde março 214.014 diagnósticos positivos e 5.218 mortes pela Covid-19.