TURISMO

Empresas de Maringá aderem ao Selo Turismo Responsável

A iniciativa tem como objetivo auxiliar o turista a procurar por estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19

Empresas de Maringá aderem ao Selo Turismo Responsável
No Paraná, quase mil empresas já aderiram ao Selo, enquanto os números do Ministério do Turismo apontam 20 mil emissões em todo o Brasil. - Foto: Divulgação

Empresas do trade turístico de Maringá aderiram ao Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. Segundo dados do Mtur repassados pela Paraná Turismo, 40 empresas ligadas ao turismo em Maringá já se certificaram, sendo dos segmentos de agências de viagens (19), meios de hospedagem (5), organizadores de eventos (5), transportadora turística (5), guia de turismo (4), gastronomia (1), e prestador de serviço turístico (1).

No Paraná, quase mil empresas já aderiram ao Selo, enquanto os números do Ministério do Turismo apontam 20 mil emissões em todo o Brasil.

Segundo dados da diretoria municipal de Turismo, o ecossistema do turismo maringaense reúne em torno de três mil empresas, entre atrativos e equipamentos turísticos, sendo que cerca de metade desse número está cadastrado no Cadastur – requisito para emissão do Selo.

De acordo com a superintendente executiva do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Yara Linschoten, a emissão do Selo pelas empresas do trade turístico é fundamental para a retomada. “Incentivamos nossos filiados e demais empresas do setor a se certificarem com o Selo. Isso porque o Selo é uma iniciativa muito positiva do Mtur para validar as empresas do setor na retomada, gerando confiabilidade no turista/cliente, além de colocar a cidade em boa posição diante do Mtur”, disse.

Mas Yara reforça a importância de as empresas se comprometerem a cumprir os protocolos orientados pelo Mtur com a emissão do Selo. “É um cadastro gratuito e rápido, com isso o Mtur conta com as empresas em manter o padrão sanitário e de segurança que estão nos protocolos”, enfatizou.

SOLICITAÇÃO – Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

Estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros.

Maringá e Região Convention & Visitors Bureau