TURISMO

Índice de atividades turísticas tem alta de quase 20% em junho

Os destaques vão para o setor aéreo, que apresentou alta de 58,9%, e dos serviços de alojamento e alimentação, com crescimento de 17,3%

Índice de atividades turísticas tem alta de quase 20% em junho
A pesquisa avaliou também o crescimento dos serviços em alguns estados. - Foto: Divulgação

Ainda no ensaio da retomada, o índice de atividades turísticas cresceu 19,8% em comparação ao mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número mostra um respiro do segmento, que registrou queda de 68,1% entre os meses de março e abril, início da pandemia de Covid-19. Os destaques vão para o setor aéreo, que apresentou alta de 58,9%, e dos serviços de alojamento e alimentação, com crescimento de 17,3%.

“Esperamos ver o turismo brasileiro de volta aos trilhos do crescimento, observando todos os protocolos de biossegurança e garantindo destinos seguros para os nossos turistas. Dessa forma, vai seguir desempenhando sua vocação de contribuir para a geração de emprego e renda no nosso país”, afirma o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Realizada pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país. O levantamento traz a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

A pesquisa avaliou também o crescimento dos serviços em alguns estados. O destaque foi para Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo que registraram alta de 26,1%, 23,7% e 19,6%, respectivamente, no mesmo período.

Maringá e Região Convention & Visitors Bureau