SAÚDE

Hospital Municipal ativa mais 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19

Os 10 novos leitos foram instalados na UPA Zona Sul, unidade anexa ao Hospital Municipal

Hospital Municipal ativa mais 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19
As 10 UTIs foram instaladas com parte dos 20 respiradores doados pelo Ministério da Saúde, em junho. - Foto: Mileny Melo/PMM

O enfrentamento da pandemia do coronavírus foi reforçado com a instalação de 10 novos leitos de UTI na UPA Zona Sul, unidade anexa ao Hospital Municipal que serve de apoio para o tratamento de pacientes com covid-19. “Ampliamos de 25 para 35 leitos de terapia intensiva, garantindo mais qualidade e segurança na saúde pública”, afirmou o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ao visitar a estrutura da unidade nesta quarta-feira (5).

“Em nenhum momento da pandemia os leitos foram totalmente ocupados, permitindo estratégias técnicas para enfrentamento da doença”, disse Ulisses Maia. Nesta semana, a matriz de risco da covid-19 diminuiu de alta para moderada, com base na taxa de ocupação hospital e positividade. As 10 UTIs foram instaladas com parte dos 20 respiradores doados pelo Ministério da Saúde, em junho. O Samu recebeu 4 respiradores e 6 servirão de reserva técnica.

A nova estrutura reforça a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), mas segue a importância das medidas de prevenção ao coronavírus, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento entre pessoas. 

No início da pandemia, a estrutura do Hospital Municipal foi ampliada com 15 novos leitos de UTI e 52 de enfermaria reestruturados. Outra mudança estratégica na estrutura foi transformar a UPA Zona Sul em uma extensão do HMM. A adequação disponibilizou 80 leitos de abrigamento de pessoas com covid-19 para período de isolamento.

Prefeitura de Maringá