CORONAVÍRUS

Dois hospitais da região atingem 100% da ocupação em leitos de UTI para Covid-19

No entanto, a regional noroeste ainda tem leitos disponíveis

Dois hospitais da região atingem 100% da ocupação em leitos de UTI para Covid-19
A taxa de ocupação de leitos por unidade hospitalar é uma informação pública que pode ser acompanhada por qualquer cidadão - Foto: Reprodução/ArtLine Visual

Dois hospitais da região atingiram 100% de ocupação de leitos exclusivos de UTI para a covid-19. Um deles é a Santa Casa de Maringá. O outro, o Hospital Metropolitano de Sarandi. No entanto, a regional noroeste ainda tem leitos de UTI para pacientes com covid-19 no Hospital Municipal, que está com 60% de ocupação, no Hospital Universitário, com 60%, e Santa Clara de Colorado, com 40%.

ENFERMARIA – Na enfermaria, a taxa de ocupação em todos os hospitais da 15ª Regional de Saúde é baixa: Santa Clara de Colorado, 16%; Municipal de Maringá, 13%; Santa Casa, 20%; Hospital Universitário, 33%; e Hospital Metropolitano de Sarandi, 24%.

A taxa de ocupação de leitos por unidade hospitalar é uma informação pública que pode ser acompanhada por qualquer cidadão, diz o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim.

Segundo ele, o hospital maringaense atingiu a capacidade máxima na quinta-feira passada. “Nós temos uma taxa de ocupação, na região noroeste, em torno de 67% hoje. A Santa Casa [de Maringá] atingiu a sua capacidade em 100%, são 10 leitos de UTI. São pacientes que estavam na enfermaria, evoluíram para um estágio mais grave e foram remanejados. Então, a Santa Casa não recebe mais nenhum paciente de fora”, explica Alkamim.

Até este domingo (19), a taxa geral de ocupação dos leitos de UTI em Maringá estava em 74,89%. Entre os leitos de UTI do SUS exclusivos para covid-19 esse índice era de 56,36%.

CBN Maringá