ASTRONOMIA

Cometa estará visível em Maringá e região a partir de quarta-feira (22)

O cometa Neowise será visível ao entardecer, e ficara mais fácil de observar a partir de sexta-feira

Cometa estará visível em Maringá e região a partir de quarta-feira (22)
A previsão é que o cometa só aparecerá novamente na Terra daqui a 6,8 mil anos.  - Foto: PeterRYV/Wikimedia Commons

O recém descoberto cometa Neowise (C/2020 F3) tem sido visível no Hemisfério Norte há duas semanas. O cometa chegou no Brasil nesta segunda-feira (20) e até sexta-feira (24) estará ainda mais visivel em Maringá e região a olho nu ou com auxílio de binóculo. O cometa Neowise foi descoberto no dia 27 de março de 2020 por telescópio espacial infravermelho da Nasa. 

O cometa Neowise será visível ao entardecer, pouco antes do pôr do sol. “No dia 22 ele já vai ser visível em Maringá e região, porém, muito próximo do horizonte. A partir de sexta-feira, dia 24, ele estará em uma posição confortável para observação. Ele aparecerá sempre próximo ao pôr do Sol, por volta das 18h, no sentido noroeste. Ele fica até descer no horizonte, e vai ficando cada dia mais tempo no céu, e cada dia mais fraco de magnitude” explica Maico Zorzan, professor de matemática e membro do Clube de Astronomia Edmond Halley (Caeh) de Marialva.

Zorzan afirma que não é possível prever por quantos dias o Neowise ficará visível no céu de Maringá e região. “Ele vai ficando com menos brilho a cada dia, porém nesse processo pode acontecer alguma coisa e ele escurecer mais, ou clarear mais. Na verdade, cometas são ‘temperamentais’, é difícil prever o que eles vão fazer. Às vezes a gente se empolga com um cometa que quando descoberto tem tudo para dar show, e outras vezes, aquele que ninguém dá nada, dá espetáculo no céu” finaliza. A previsão é que o cometa só aparecerá novamente na Terra daqui a 6,8 mil anos. 

Maringa.Com